Para que serve a azitromicina

A azitromicina é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções bacterianas como a bronquite e a pneumonia. Atualmente, esse composto ativo já não é muito recomendado pelos médicos, no entanto no Brasil pode ser encontrado à venda em farmácias através dos seguintes medicamentos: Astro, Azi, Azitrin, Azimix, Clindal, Selimax, Zitromil e Zitromax.

A ação da azitromicina no organismo é inibir a síntese proteica bacterina por meio da ligação do ribossomo 50S impedindo dessa forma a translocação de peptídeos.

Mas… para que serve a azitromicina

A azitromicina serve para o tratamento de infecções bacterianas, especificamente nos casos de: pneumonia, faringite, bronquite, sinusite, cancro mole, gonorreia, uretrite, doenças sexuais masculinas e femininas e também para a febre reumática.

azitromicina

azitromicina

O medicamento pode ser consumido de três formas distintas: via oral (tanto por cápsulas como supositório), via intravenosa e via oftálmica. A dose recomendado do antibiótico azitromicina costuma ser de um comprimido a cada 24 horas durante um período de até 3 dias. As caixas vendidas com o medicamento podem conter comprimidos de 500 mg ou 1000 mg, na maioria dos casos é indicado doses de 500mg, mas apenas para casos de gonorreia a dosagem de 1000 mg é indicada. No entanto, é recomendado a indicação médica antes de ingerir o medicamento e assim evitar casos de superdose.

A sua ingestão é recomendada em jejum ou junto com a comida, mas apenas uma vez ao dia e a sua ação no organismo pode levar de dos a três horas para surgir efeito.

Benefícios do uso da azitromicina

Entre os principais benefícios da azitromicina se destaca a sua ação rápida do tratamento de infecções causadas pelas bactérias: Clamidia, Campylobacter, Escherichia coli, Haemophilus, Legionella, Moraxella, Mycoplasma, Neisseria gonorhoeae, Salmonella, Shigella, Streptococcus, Vibrio cholera, Yersinia.

Por esse motivo, a azitromicina é especialmente recomendada para o tratamento de pneumonia, uretrites, amigdalites, sinusite, coqueluche, diarreias infecciosas, cancro mole, acne, casos de cólera e otites.

Contraindicações do uso da azitromicina

Entre os principais efeitos colaterais que a azitromicina pode provocar ao organismo, os mais destacados são casos de náuseas, vômitos, cólicas estomacais, dispepsia, diarreia, flatulência ou prisão de ventre (dependendo de cada quadro).

O antibiótico azitromicina é contraindicado para pessoas hipersensíveis a esse composto ativo como também a eritromicina. E também não é indicado para pacientes com problemas hepáticos, como cirrose ou hepatite, já que esse medicamento pode afetar o funcionamento do fígado.

Igualmente, esse medicamento não é indicado para mulheres grávidas ou durante o período de amamentação porque pode afetar o bebê.

Escribe un comentario en Para que serve a azitromicina

  1. cida, comentó hace 2 años:

    Posso dar azitromicina pra criança de doi anos.

    • claudia, comentó hace 1 año:

      simm meu bb tem 9 meses ele toma 3 ml está bem melhor

  2. nathalia muniz, comentó hace 1 año:

    posso tomar azitromicina de 12 em12 horas

  3. Eliandro, comentó hace 1 año:

    Fiz uma cerugia de fimose posso toma por ta inflamado

  4. filomenopiopio@gmail.com, comentó hace 10 meses:

    sera que apos de tomar essa medicacao de Azetromicina passa logo a infeccao?