Para que serve a carqueja

A carqueja é uma planta medicinal muito utilizada no combate aos sintomas da gripe e no tratamento de problemas digestivos. O seu nome científico é baccharis trimera, mas é conhecida popularmente como carquejinha, carqueja-amarga, carqueja-amargosa, carqueja-do-mato, condamina ou iguape.

Mas… para que serve a carqueja:

A carqueja serve para os tratamentos referentes a doenças hepáticas, colesterol alto, má digestão, prisão de ventre, vermes intestinais, diarreia, dores intestinais, anemia, gastroenterite, anorexia, azia, má circulação, afta, gripe e até em casos de febres.

Entre os principais benefícios do consumo da carqueja citados acima também podemos incluir que ela serve para controlar o diabetes, a desintoxicar o fígado, auxilia no tratamento de doenças digestivas e pode ajudar também no combate a inflamações. Isso porque entre as propriedades dessa planta medicinal, se destacam a sua ação antianêmica, antibiótica, antidiarreica, antigripal, anti-inflamatória, anti-reumática, hipoglicêmica e tônica.

É uma planta herbácea e nativa da América do Sul e por isso pode ser encontrada sem dificuldades por qualquer consumidor. A carqueja pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, farmácias, supermercados e até em feiras livres.

No entanto, não toda a planta pode ser consumida. Geralmente, as partes da carqueja usadas para a preparação de chás ou temperos são apenas as suas hastes, isso porque o gosto das suas folhas de cor branca é extremamente amargo.

carqueja

A carqueja serve para os tratamentos referentes a doenças hepáticas.

Benefícios do consumo da carqueja:

O consumo de carqueja contribui diretamente na melhora da circulação sanguínea, melhora também o sistema digestivo e contribui diretamente no emagrecimento porque diminui o apetite e também porque possui antioxidantes como fenólicos, saponinas, flavonas e flavonoides.

O chá de carqueja possui ação diurética e ajuda no emagrecimento. Mas, mesmo que a carqueja seja consumida na maioria das vezes em forma de chá, também é possível encontrá-la em cápsulas (fabricada com o pó da planta), extrato fluído e tintura (ambos líquidos).  Outros casos em que é recomendado o uso da carqueja é para a má digestão ou problemas com o fígado no qual se indica o consumo de três a quatro vezes por dia, preferencialmente depois das refeições.

Contraindicação do uso da carqueja:

Não é aconselhado o consumo de carqueja para pessoas com pressão alta, diabetes e mulheres grávidas ou em período de amamentação porque o leite pode ficar levemente amargo e causar irritação estomacal no bebê. Igualmente, é preciso atenção para a sua dose de consumo porque essa planta medicinal pode diminuir a imunidade e contribuir para a hipotensão, mas claro que isso ocorre sempre e quando a carqueja seja consumida em excesso.

Escribe un comentario en Para que serve a carqueja