Para que serve a filosofia

A filosofia é uma palavra de origem grega que significa amor (filo) e sabedoria (sofia). É uma atividade intelectual própria do ser humano que consiste na observação e estudo de problemas relacionados ao conhecimento geral, a verdade, a existência, a mente e aos valores morais e estéticos.

Pode ser definida também como um conjunto de concepções (práticas ou teóricas) acerca do ser humano e da sua função na estrutura do planeta Terra. Por esse motivo, a filosofia está diretamente associada a uma atitude crítica e reflexiva na criação de conceitos ligados a intelectualidade da existência humana e justamente nesse ponto se difere da mitologia e da religião.

Para muitos, a filosofia é peça fundamental para a evolução intelectual do homem, já que pode ser considerada como o conjunto máximo de todas as ciências.

Mas… para que serve a filosofia

A filosofia serve para aproximar o homem do conhecimento geral e a sua importância é justamente nesse sentido porque abarca todo o conhecimento racional e lógico. Por exemplo, estudos filosóficos podem fazer referência ao direito, a medicina, a alquimia ou química, a história, a religião, a arte e em alguns casos pode ser utilizada também para estudar aspectos da moral e da ética.

Nesse último aspecto, os estudos filosóficos entre moral e ética estariam relacionados a temas que geram diferentes pontos de vistas, entre as quais os principais seriam o aborto, pena de morte e eutanásia.

Mestre filósofo

Ensino de filosofia

Aplicação da filosofia

Por abarcar diversos conceitos e valor, o estudo da filosofia pode ser segmentado em grupos como a metafísica (que abarca a ontologia), epistemologia, lógica, ética, filosofia política e a estética. Entre os principais aportes das teorias filosóficas estão a valorização do pensamento racional e a argumentação lógica, aquela baseada em dados e não crenças. Para isso é fundamental a elaboração de um discurso com premissas e conclusões, de modo que esta legitime aquela.

Outro ponto importante da filosofia é a que ela serve para definir que todo conhecimento está associado a três noções diferentes: a crença, a verdade e a justificação.  Para Aristóteles o conhecimento poderia ser dividido em até três categorias: conhecimento teórico (que corresponde às disciplinas da matemática, metafísica e psicologia), conhecimento prático (relacionado à ética e à política) e por último o conhecimento poético (referente a economia e a poética).

Dentro da acepção definida para a filosofia se classifica algo com teor filosófico quando está diretamente relacionado ao racional e lógico sempre associado ao significado da existência humana, seja ela dada de forma individual ou coletiva.

Escribe un comentario en Para que serve a filosofia