Para que serve a glutamina

A glutamina é o aminoácido livre mais abundante do corpo humano, principalmente nos músculos e é classificada como não-essencial porque o organismo é capaz de produzi-la quando necessário.

Ela possui grande presença em diversos processos do nosso organismo porque pode ser convertida em açúcar no sangue e dessa forma ser usada também como uma fonte de energia. Igualmente é usada pelas células brancas o que contribui diretamente para um melhor índice das funções imunológicas.

A concentração de glutamina no sangue em corpos bem nutridos é de 3 a 4 vezes mais que todos os outros aminoácidos, mas a suplementação é aconselhada em alguns casos porque depois de uma intensa atividade física os níveis dessa substância podem baixar em até 50%.

Mas… para que serve a glutamina:

A glutamina serve para reduzir a quebra do tecido muscular e estimular o crescimento da massa corpórea e auxiliar na entrada de aminoácidos nas células dos músculos. É por esse motivo que muitos atletas fazem uso da suplementação com glutamina.

Entre os principais esportes que são beneficiados com a suplementação desse aminoácido estão o ciclismo e o futebol porque necessitam de uma grande resistência e força física do atleta. Isso porque esse aminoácido exerce as funções de manutenção do sistema imunológico, controle do volume celular e desintoxicação corporal do nitrogênio e da amônia (processo importante porque em grandes quantidades essas substâncias podem causar danos para o corpo, principalmente para os tecidos cerebrais.

glutamina

glutamina serve para estimular o crescimento da massa corpórea.

Benefícios da glutamina:

Entre os principais benefícios da glutamina os que mais chamam a atenção são os que relacionam a sua ingestão com o estimulo do hormônio do crescimento já que atua na liberação do GHRH pelas glândulas da hipófise.

As principais fontes de glutamina para o corpo podem ser encontradas em alimentos de origem animal como a carne vermelha, frango, peixes, ovos ou alimentos de origem vegetal como a farinha de trigo, repolho, espinafre e feijão. Para o consumo de glutamina como suplemento alimentar, é indicado a sua ingestão depois de uma intensa atividade física (como o treino de academia) ou um pouco antes de dormir já que ela estimula a produção do hormônio do crescimento.

Carne fuente glutamina

A carne é uma fonte de glutamina

Contraindicações da glutamina:

A glutamina não possui efeitos colaterais graves e o seu uso pode ser feito sem maiores problemas. No entanto, não é indicado o consumo de mais de 40 gramas diárias. Igualmente, não é recomendado o seu consumo no caso de mulheres grávidas ou durante o período de lactação e para pessoas que possuam problemas hepáticos.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve a glutamina