Para que serve a ranitidina

A ranitidina é um medicamento antiulceroso conhecida também como cloridato de ranitidina e comercializada como Antak. Por ser um medicamente antiulceroso, o seu uso é recomendado no tratamento de úlcera gástrica, úlcera duodenal, esofagite de refluxo, duodenites e síndrome de Zollinger-Ellison. Ele serve para reduzir a quantidade de líquido ácido produzido no estômago e que pode causar problemas de úlcera.

Mas… para que serve a ranitidina:

A ranitidina serve para ajudar na cicatrização de pequenos ferimentos internos causados por uma eventual gastrite ou mesmo úlcera e o prazo para a recuperação do tecido interno é de aproximadamente quatro semanas. Mas atenção, nos casos de problemas estomacais mais severos a recuperação pode demorar de oito a doze semanas.

ranitidina

Ranitidina

Entre os seus principais efeitos colaterais estão: sonolência ou insônia, mal-estar, vertigem e tontura. Ademais pode ocasionar casos de prisão de ventre, diarreia, náusea e dores estomacais leves.

Formas de consumo da ranitidina:

O medicamento pode ser administrado de forma oral ou através de injeções. No primeiro caso, para adultos é recomendado três doses diárias de 150 miligramas cada uma, para crianças a dose recomendada varia de acordo a cada diagnóstico mas não deve ultrapassar oito miligramas dividida em três ao longo do dia (em torno de 2 a 2,5 miligramas para cada dose).

Já no segundo caso, em adultos a injeção deve ser aplicada de forma lenta no quadrante superior externo das nádegas e a dose recomendada é de 50 miligramas (a quantidade de uma ampola) diluído para um volume de 20 ml e administrado a cada 6 ou 8 horas. Na aplicação em crianças a dose deve ser menor e aplicada apenas na lateral da coxa.

É importante alertar que caso o paciente esqueça de tomar alguma dose do remédio, ela pode ser consumida em outro horário mas nunca deve ser consumido duas doses ao mesmo tempo. E cuidado, esse medicamento não deve ser partido e muito menos mastigado para não ter efeito contrário no estômago do paciente.

ranitidina para gastrite

Ranitidina para gastrite

Contraindicações do uso de ranitidina:

A ranitidina pode causar respiração ofegante, dores no peito, febre e sensação de fraqueza e inchaço dos lábios, boca e língua. Por esse motivo, o seu uso não é aconselhável para mulheres com gravidez de risco (tipo B), durante a amamentação (porque esse medicamento atravessa a proteção da placenta e é expelida no leite materno), em crianças com menos de 1 ano, em pacientes com hipersensibilidade a algum dos compostos do medicamento, pessoas com insuficiência renal ou qualquer problema nos rins e pacientes de porfiria.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve a ranitidina

  1. a forma de administração da medicação injetável está completamente errada. jamais poderemos injetar num musculo mais de 5ml de medicação. a forma correta seri EV.