Para que serve a sucupira

A sucupira é uma planta medicinal recomendada o combate contra as dores nas articulações. O seu nome científico é Pterodon emarginatus, da família Fabaceae, e a semente de sucupira pode ser encontrada em árvores de 8 a até 16 metros espalhadas em diversas regiões do Brasil como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. A sucupira é classificada como um medicamento fitoterápico (produzido através de plantas medicinais), mas ainda não conta com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (a Anvisa).

Mas… para que serve a sucupira:

A sucupira serve para combater as dores sentidas nas articulações, mas também serve para auxiliar no tratamento da diabetes, inflamações, feridas, artrose, reumatismo, reduzir a taxa de ácido úrico, amigdalite, dores de garganta, cisto no útero e até para casos de câncer de próstata. O consumo do chá de sucupira também serve para o combate de doenças como gastrite e úlceras.

O óleo extraído da semente da sucupira apresenta propriedades anti-inflamatórias, antibióticas, antioxidantes, anticarcinogênicas e anestésicas. Por essa característica, o óleo de sucupira é muito recomendado para tratar sintomas de reumatismo. Ademais, a semente de sucupira quando consumida junto com a alfavaca, sálvia, menta e guaco apresenta ação antigripal e pode ser utilizada no tratamento de gripes e resfriados e também para aliviar as dores do corpo porque atua como analgésico.

sucupira

A Sucupira é uma árvore

Benefícios do uso da sucupira:

Entre os principais benefícios da sucupira se destaca a sua ação tônica e estimulante para o corpo humano graças a presença de flavonoides na sua semente.

A sucupira pode ser ingerida em forma de chás ou cápsulas. No primeiro caso o chá deve ser preparado com quatro sementes de sucupira para cada litro de água e o seu consumo é indicado para casos específicos de doenças ósseas como artrite, artrose, reumatismo e reumatismo agudo. Se a ingestão for realizada em forma de cápsulas, é recomendado de dois a três comprimidos por dia durante um período de até 15 dias.

Contraindicações do consumo da sucupira:

Por ser um produto natural, a semente de sucupira não apresenta efeitos colaterais importantes. Mas, por não apresentar estudos sobre o seu grau de toxidade é preciso atenção antes de iniciar o seu consumo já que a sucupira ainda não possui a liberação da Anvisa.

Por todos esses motivos o seu consumo não é recomendado para crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas e durante o período de amamentação sem orientação médica prévia.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve a sucupira