Para que serve a unha de gato

A unha de gato é uma planta medicinal que leva esse nome devido a forma que cresce em árvores, já que adota a forma de uma trepadeira e cresce como um cipó.  Seu nome científico é Uncaria Tomentosa e é originária na América Central e América do Sul, e nessa região pode ser encontrada com facilidade na floresta Amazônica.

Essa planta medicinal encontrada em regiões de clima tropical apresenta diversos princípios ativos, entre eles: alcaloides, campesterol, estigmasterol, fitosteróis, glicosídeos, polifenóis, procianidinas A, B1, B4 e triterpenos.

Mas… para que serve a unha de gato:

A unha de gato serve para aumentar a imunidade do corpo e também pode ser usada como anti-inflamatório. O uso da unha de gato serve também para combater os sintomas da asma, rinite, viroses, amigdalite, gastrite, úlcera, artrite, inflamações nas articulações, reumatismos, bursite, problemas de pele, herpes, candidíase, gonorreia e disenteria.

O consumo da unha de gato pode ser feito pelo consumo de chás feito com as folhas e raízes da planta ou como suplemento através de cápsulas, nesse caso podem ser encontradas em lojas de produtos naturais ou farmácias.

Para o consumo em forma de chá é indicado utilizar 20 gramas de folha seca e raízes de unha de gato para cada litro de água. Ferver a mistura por 15 minutos e deixar o líquido em repouso por até 10 minuto antes de ingeri-lo. É indicado tomar uma xícara de chá de unha de gato a cada 8 horas.

unha de gato

A unha de gato serve para aumentar a imunidade do corpo

Benefícios do uso da unha de gato:

Entre os principais benefícios da unha de gato se destaca a sua ação antiviral, analgésica, anti-inflamatória, antioxidante, antirreumática, imune estimulante, antipirética, diurética e até como regulador menstrual natural.

A unha de gato também é recomendada para o tratamento de doenças como lúpus, sarcoma de Kaposi e tumores metastásicos graças a sua ação anti-inflamatória mas também ao seu efeito imune estimulante e antimutagênico.

Contraindicações do uso da unha de gato:

Entre os efeitos colaterais do consumo da unha de gato é possível observar sintomas de prisão de ventre ou diarreia, náuseas e até efeitos anticonceptivo quando consumido em altas doses. Por esse mesmo motivo, a ingestão da planta unha de gato não é recomendada para mulheres grávidas (porque pode provocar aborto natural), mulheres em período de lactação e pessoas com alergias a essa planta em específico.

Igualmente é contraindicado a ingestão da unha de gato para pacientes com problemas gástricos diagnosticados, casos de tuberculose e esclerose múltipla. Caso tenha dúvidas, é recomendado consultar um médico.

Escribe un comentario en Para que serve a unha de gato