Para que serve a vitamina B12

A vitamina B12 é uma das vitaminas que compõem o complexo B e é importante para o organismo porque melhora o funcionamento do sistema nervoso e o fluxo sanguíneo já que ela atua na formação das células. Ela é a única vitamina do complexo B em apresentar um elemento inorgânico como o mineral cobalto e ademais nenhuma planta ou animal são capazes de produzi-la, apenas microrganismos.

Mas… para que serve a vitamina B12:

A vitamina B12 serve para evitar problemas como a anemia perniciosa, doenças cardíacas e até um derrame cerebral. A falta da vitamina B12 no organismo pode provocar graves danos, entre eles: falta de concentração, perda de memória e atenção, fadiga, falta de energia e até formigamento nas pernas.

A vitamina B12 é fundamental para o corpo humano porque atua no crescimento, na divisão celular e na produção de eritrócitos. Igualmente a vitamina B12 serve para combater a asma em crianças e em alguns casos auxilia no tratamento da depressão.

vitamina b12

Benefícios do consumo da vitamina B12:

A vitamina B12 é encontrada em grandes quantidade em alimentos de origem animal, como por exemplo: carne vermelha, leite e ovos. Mas também pode ser consumida pela ingestão de peixes, ostras, carnes em geral, fígado, levedo de cerveja, cereais enriquecidos e todos os derivados do leite como o iogurte.

A sua ingestão é reduzida em pessoas que adoptam uma alimentação vegetariana, mas nesses casos a vitamina B12 pode ser consumida através da suplementação alimentar, com a ingestão de cápsulas, xarope ou injeção. Pessoas com problemas digestivos (entre eles a síndrome de má absorção ou deficiência da secreção do estomago) e casos de hipotireoidismo também podem apresentar um déficit de absorção da vitamina, sendo necessária  ingestão por suplemento alimentar.

Contraindicações do uso da vitamina B12:

Por ser uma vitamina fundamental ao metabolismo, o consumo da vitamina B12 não possui contraindicações. No entanto é necessário ficar de olho na dose recomendada para evitar consumir doses inferiores ou superiores da substância.

Nesse sentido, mulheres grávidas ou durante o período da amamentação devem aumentar o consumo da vitamina B12 já que a vitamina atravessa a placenta alimentar e chega ao feto e também é liberada pelo leite materno, isso faz com que a mulher sofra uma redução dessa vitamina no seu metabolismo precisando aumentar a dose consumida. Nesses casos é recomendado a ingestão de 2,6 a 2,8 mcg.

Já no casos de crianças de 0 a 12 anos é recomendado uma dose diária de 0,4 a 0,5 mcg. Para crianças de 1 a 8 anos o consumo deve ser de 0,9 a 1,2 mcg e a partir dos 9 anos de idade e adultos a ingestão deve ser entre 1,8 a 2,4 mcg.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve a vitamina B12