Para que serve a vitamina D

A vitamina D pertence ao grupo das vitaminas lipossolúveis como também as vitaminas A, E e K. Ela é um dos poucos nutrientes que o corpo produz, mas que precisa da exposição diária ao sol para desencadear sua produção no organismo.

Isso porque sob os efeitos dos raios ultravioletas do sol, o nosso corpo é capaz de transformar uma fração do colesterol em vitamina D. Para alcançar os benefícios da vitamina D é necessário ficar exposto ao sol de 15 a 30 minutos diários no mínimo, já que essa é a melhor forma do organismo consumir todos os seus nutrientes.

Mas… para que serve a vitamina D:

A vitamina D serve para facilitar a absorção de cálcio e fósforo no organismo o que ajuda a fortalecer os ossos e dentes. Por isso é recomendada para pessoas com doenças ósseas. Além disso a vitamina D também serve para aumentar a força muscular, diminuir o risco de diabetes e ajudar a melhorar o equilíbrio do organismo e emagrecimento.

Em quanto a alimentação, essa substância não pode ser encontrada da forma que o organismo humano a necessita (como no caso da luz solar), mas entre os alimentos ricos em vitamina D estão: peixes de água fria com bastante gordura e frutos do mar (salmão e mariscos em específico), óleo de fígado de bacalhau. Atum enlatado em água, sardinhas enlatadas em óleo, leite, queijos, iogurte, carne ou fígado de vitela e alguns tipos de cereais enriquecidos.

Tomar sol é a principal fonte de vitamina D

sol é a principal fonte de vitamina D

Casos recomendados para o consumo de vitamina D:

O consumo de vitamina D é recomendado para os casos de raquitismo, oesteomalácea, osteoporose, alterações ósseas como problemas de crescimento ou falhas dentárias. Mas, segundo estudos recentes, ela também é recomendada para evitar o diabetes, a hipertensão e aumentar o sistema de defesa do organismo.

É importante ficar atento aos sinais que emite o corpo para a falta de vitamina D no organismo. Entre os principais estariam o cansaço, a falta de apetite ou ganho de peso, sede excessiva, náusea, nervosismo, hipertensão arterial, raquitismo e perda óssea acentuada.

Raios-x, raquitismo a falta de vitamina E

A vitamina D é recomendado para raquitismo

Dose recomendada de vitamina D:

Para as crianças e adolescentes é recomendado o consumo diário de 200 UI (a sigla representa a unidade de medida da quantidade de vitaminas) a 400 UI. Já no caso dos adultos é recomendado uma dose menor (porque nessa faixa etária já não existe a preocupação com o crescimento) e por isso seria adequado entre 200 UI a 300 UI. No entanto, para pessoas idosas com mais de 70 anos é aconselhável o consumo de 400 UI a até 800 UI diários, mas sem ultrapassar o limite máximo de 4.000 UI por dia.

Mas atenção ao seu consumo, já que não é aconselhável ultrapassar o limite máximo de 4.000 UI por dia, porque o seu uso em excesso pode contribuir para casos de doenças renais, gota ou doenças cardíacas.

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