Para que serve amitriptilina

A amitriptilina é um composto ativo encontrado em medicamentos antidepressivos tricíclicos que atuam diretamente no sistema nervoso central. No Brasil, a amitriptilina pode ser encontrada à venda em farmácias nos seguintes medicamentos: Amytril, Neo Amitriptilin, Neurotrypt e Trisomatol.

Mas… Para que serve a amitriptilina

A amitriptilina serve para o tratamento de doenças como a depressão, bulimia e dor neurogênica crônica grave. O seu uso é feito apenas via oral, através da ingestão de comprimidos. Para o consumo de adultos é recomendado uma dose de 25 mg ingeridos de duas a quatro vezes durante o dia. Já para o tratamento com adolescente, é indicado o consumo de 10 mg de amitriptilina, administrados três vezes durante o dia e uma dose maior no período da noite que poderia chegar até 20 mg de amitriptilina.

amitriptilina

Amitriptilina

O seu efeito no combate a depressão pode levar de duas a até quatro semanas para começar a mostrar efeitos, no entanto é comum que o organismo reaja ao medicamento logo nos primeiros dias e com isso seja observado casos de efeitos colaterais leves.

A amitriptilina serve também para o tratamento de transtornos do pânico e transtornos de ansiedade generalizada. Mas, em ambos casos, a amitriptilina não deve ser utilizada como medicamento único já que ele auxilia o tratamento desse transtornos mas não é capaz de inibi-los totalmente.

Cuidados ao fazer uso da amitriptilina

Entre os principais cuidados ao fazer uso da amitriptilina estão a indicação para pessoas com casos de epilepsia ou problemas cardíacos na família. Ademais, o uso desse medicamento pode contribuir a estados mais graves de glaucoma ou mesmo hipertiroidismo nos pacientes que fazem uso da amitriptilina.

Contraindicações do uso da amitriptilina

Entre os efeitos colaterais que a amitriptilina pode provocar os principais seriam sonolência, queda de pressão ao levantar, fraqueza, obstipação (prisão de ventre), ganho de peso, tonturas, dores de cabeça, sedação, taquicardia, crises de hipertensão, diminuição da libido, dormência da língua, sudorese excessiva, inquietação e boca seca. É preciso ter atenção redobrada com os efeitos colaterais citados já que a partir deles é possível o surgimento de outros problemas como por exemplo a presença de caries em pacientes que fiquem constantemente com a boca seca

O consumo da amitriptilina não é indicado para mulheres grávidas com risco D ou mulheres que estejam em período de amamentação visto que o medicamento pode interferir do perfeito desenvolvimento do bebê. Igualmente, a ingestão de amitriptilina é contraindicado para pacientes que tenham sofrido infarto do miocárdio, pessoas com glaucoma ainda sem tratamento e para pacientes com menos de 12 anos.
Consulte o seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve amitriptilina

  1. Muito interessante o site. Mas minha reclamação são essas dores. Quando enfrentei uma crise de dor lombar, o médico me indicou desse colchão magnético . Quem daqui já ouviu falar? Ouvi dizer que melhora até insonia.