Para que serve bromoprida

A bromoprida é um medicamento que estimula o movimento do tubo digestivo e por isso é indicado para auxiliar problemas intestinais, facilitar procedimentos radiológicos de caráter gastrointestinal, situações de refluxo gastroesofágico, vômitos e náuseas.

A bromoprida como composto ativo pode ser encontrada a venda em farmácias e comercialmente os remédios que levam esse composto ativo são conhecidos com os nomes: Bromopan, Digestina, Pangest, Plamet e Pridecil. O efeito do remédio tem início após a primeira ou segunda hora depois da sua ingestão que pode ser realizada via oral (gotas) ou cápsulas.  

Mas… para que serve a bromoprida:

bromoprida

bromoprida

A bromoprida serve para aliviar sintomas de náuseas, enxaquecas, vômitos, dispepsia, distúrbios gastrointestinal, distúrbios digestivos psicossomáticos, discinesias gastroduodenais e biliares, refluxo gastroesofágico e até para alguns casos de anorexia.

Esse medicamento é indicado no tratamento desses sintomas porque ao ser uma substância antiemético contribui para aumentar o movimento estomacal e consequente esvaziamento gástrico.

Benefícios do uso da bromoprida:

O uso da bromoprida contribui a aliviar sintomas de dor porque a sua ação serve para bloquear os receptores da dopamina-2 ao sistema nervoso central e no tratamento gastrintestinal.

A dose recomendada de bromoprida costuma ser uma cápsula de 10 mg a cada 12 ou 8 horas. Mas atenção, não deve ser consumido mais de 60 mg diários por risco de superdose. Caso o medicamento seja administrado via solução oral, devem ser ingeridas 24 gotas ou em caso de crianças, 1 a 2 gotas por cada quilo de peso tomadas três vezes ao dia.

Nesse medicamento são encontrados dióxido de silício, estearato de magnésio, manitol, metilcelulose, talco, corante amarelo crepúsculo, corante laca vermelho 40 e dióxido de titânio.

Contraindicações do consumo da bromoprida:

O consumo de bromoprida é contraindicado para mulheres grávidas e durante o período da amamentação, já que o medicamento pode afetar o feto e leite materno. Também é contraindicado para pacientes como hipersensibilidade a este composto ativo ou a qualquer outro presente na fórmula do remédio administrado e deve ser evitado por pessoas com epilepsia já que e a bromoprida pode intensificar os sintomas.

Ademais, o seu consumo não deve ser realizado por pacientes com quadros de hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrointestinal e pacientes como feocromocitoma (doença ocasionada na glândula suprarrenal) porque a bromoprida pode contribuir a crises hipertensivas.

Entre os efeitos colaterais que a bromoprida pode ocasionar os principais são sonolência, fadiga, inquietude e lassidão. Mas esses sintomas são observados em apenas 10% dos pacientes que usam bromoprida.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve bromoprida

  1. Anne Caroline Moura, comentó hace 1 año:

    Pessoal, boa noite.

    Gostaria de deixar meu relato sobre a minha experiência de uso do medicamento BROMOPRIDA. Após a ingestão de 3 comprimidos no sábado (09/04) e + 3 no Domingo (10/04) (conforme orientação médica, tomar 1 comprimido 3x ao dia) vivenciei uma das reações mais horríveis da minha vida: por volta das 21h minha língua fico grossa, começou a enrolar e não parava dentro da boca. Imediatamente fui para o hospital. No caminho para o médico, minha língua parou, porém dai meu maxilar começou a fazer movimentos totalmente desordenados a ponto de quase quebrar meus dentes e machucar minha bochecha. Foram quase 3hs de puro terror. Achei importante deixar meu relato aqui, pois encontrei um artigo médico que descreve meus sintomas como “Distonia Aguda” e relaciona a crise ao uso da Bromoprida. Li também que este medicamento ainda não é o dos mais prescritos por não ser tão seguro.

    • Fatima melo, comentó hace 1 año:

      Olá!
      Eu fiz uso alguns dias deste medicamento, quando eu senti um mal estar na língua, como estivesse grande e grossa e dormente na ponta. Inicialmente pensei que eu estaria com a pressão alta e na verdade esse sintomas eu nunca tive ( pressão alta) essa sensação durou dois dias e meio parei o medicamento e esses sintomas também parou neste sábado logo pela manhã duas horas depois novamente esses sintomas começaram. Foi ai que eu liguei os fatos do medicamento e o sintomas.

  2. ane, comentó hace 1 año:

    Minha filha toda vez que toma bromopida via oral ao inves de cessar o vomito , ela vomita na hora! E quando foi ao hospital , deram soro com bromopida na veia,era so pra melhorar o enjoo dela , ela parecia melhor , porem ela começou a vomitar e a língua dela virou e começou a ficar verde e ela começou a ficar muito vermelha na cabeça , foi terrível !!! Comentei com a medica e ela disse que era normal isso … Aff

  3. Nira, comentó hace 10 meses:

    Quando fiz o uso do medicamento bromoprida, sentir uma fadiga terrível, parecia que eu estava em outra galácia, nunca tinha sentido aquilo com remédio algum, passei muito mal e nunca mais tomei. Acho que um medicamento como esse que oferece tantos riscos a saúde, deveria ser tirado das farmácias, antes que leve alguém a óbito, se não já levou não é?

    • Hilda, comentó hace 9 meses:

      Eu comprei esteremedio ,mas ainda não tomei
      E nem vou tomar .Estou lendo o reação do remédio. Fiquei assustada.
      Eu agradeço pela dicas

  4. viviane, comentó hace 5 meses:

    Ola tomei Bromoprida por orientação medica, e gracas a Deus nunca tive numrnhuma rreação como essas descritas. Ele não me faz nenhum mal, pelo contrario me ajuda muito!! Fiquei preocupada com os relatos..!!!

  5. silvania, comentó hace 4 meses:

    Eu gostei muito da resposta

  6. luciana, comentó hace 3 meses:

    Eu usei os comprimido de bromopida e tbm me senti muito mal …. mas com o de gotas não semti nenhuma reação