Para que serve cavalinha

A cavalinha é uma planta medicinal utilizada no Brasil para o consumo de chás devido ao seu efeito revitalizante, anti-inflamatório, adstringente e diurético que contribui ao emagrecimento. O seu nome científico é Equisetum Giganteum L e pertence à família das equissetáceas, mas também pode ser conhecida pelos nomes de: cavalinho, lixa vegetal, erva-carnuda e cola-de-cavalo.

Mas… para que serve a cavalinha:

A cavalinha serve para o combate e tratamento contra gripe, febre, inflamações de garganta, inflamações na pele, acne, afta, herpes, alergia, anemia, úlcera, stress, pressão alta, ansiedade, reumatismo, unhas fracas, artrite, gota, problemas com ácido úrico elevado, pedra na vesícula, pedra nos rins, infecções das vias urinárias, cistite, inchaço, bócio, conjuntivite, hemorroidas e osteoporose.

No entanto o uso da cavalinha serve principalmente para reduzir a retenção de líquidos do corpo e dessa forma contribuir ao emagrecimento já que atua também como um diurético natural, para isso é aconselhável a ingestão de 3 xícaras de chá dessa substância todos os dias. Ademais a cavalinha serve para prevenir problemas ósseos visto que possui propriedades que auxiliam a reparar o tecido ósseo do corpo humano e por isso é indicada para casos de osteoporose ou para pessoas com fraturas.

A cavalinha também é recomendada para tratamentos de beleza, visto que graças as suas propriedades auxilia a limpar a pele e também a evitar varizes e estrias e ajuda a fortalecer os fios de cabelo e unhas.

cavalinha

A cavalinha serve para o combate e tratamento contra gripe

Benefícios do uso da cavalinha:

Entre os principais benefícios da cavalinha se destaca a sua composição rica em flavonoides, ácidos sílicos, saponina e sais de potássio. Por esse motivo, atua como uma substância anti-inflamatória, cicatrizante, diurética, adstringente, antidepressiva, tônica, digestiva e antianêmica.

O consumo da cavalinha pode ser feito através de chás ou como suplemento por meio da ingestão de cápsulas vendidas em farmácias ou lojas de produtos naturais. Para a preparação do chá é aconselhável misturar 1 colher de sopa de cavalinha (a planta pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais) com uma xícara de água quente, deixar o líquido repousar 5 minutos e ingerir até 3 vezes ao dia.

Contraindicações do uso da cavalinha:

Entre os efeitos colaterais do consumo da cavalinha, é possível observar que quando consumido em excesso a planta pode provocar taquicardia, torpor, hipotensão e até diarreia.

O consumo da cavalinha é contraindicado para mulheres grávidas e durante o período de lactação porque pode provocar efeitos colaterais ao feto ou bebê para cada caso. Também deve ser evitado por pessoas que possuam pressão baixa.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve cavalinha