Para que serve cetoconazol

O cetoconazol é o composto ativo de medicamentos antifúngicos indicados para o tratamento de doenças da pele em geral. No Brasil, ele pode ser encontrado à venda em farmácias em forma de comprimidos, shampoos e cremes.

Por ser um medicamento indicado para o combate de fungos, o cetoconazol costuma ser muito recomendado para mulheres com problemas de corrimento vaginal.

Mas… para que serve o cetoconazol

cetoconazol

Para que serve o cetoconazol

O cetoconazol serve para o tratamento de doenças da pele causada pela ação de fungos, como por exemplo, candidíase cutânea, candidíase esofagiana, candidíase oral, candidíase vulvovaginal, candidíase ocular, candidíase osteoarticular, tinea corporis, tinea cruris, pé de atleta, candidíase vaginal, candidíase disseminada, pano branco, caspa, micoses e dermatite seborreica.

O uso do cetoconazol pode ser feito via uso oral (comprimidos), via uso tópico (cremes e pomadas) e via uso capilar (com shampoos ou cremes para o cabelo). A forma de consumo do medicamento (oral, tópico ou capilar) deve ser definido com orientação médica já que cada uso é recomendado especialmente de acordo ao tratamento desejado.

Cuidados ao fazer uso do cetoconazol

Entre os principais cuidados ao fazer uso do cetoconazol estão a recomendação de não ingerir álcool durante o tratamento, como também evitar a utilização de medicamentos que combatem a acidez do estômago (porque eles poderiam reduzir o efeito e ação do cetoconazol no organismo).

Ademais, o tratamento com cetoconazol é indicado durante um período de até 15 dias. Depois de duas semanas é aconselhável nova orientação médica devido a ação do medicamento no fígado.

Contraindicações do uso do cetoconazol

O uso do cetoconazol pode provocar efeitos colaterais específicos de acordo a forma de aplicação do medicamento. Quando o cetoconazol for ingerido em comprimidos pode provocar como efeito colateral: vômito, náusea, enjoo, dor abdominal e diarreia. Para a utilização por meio de cremes ou pomadas é possível que o medicamento provoque irritação no local de aplicação, sensação de picadas sobre a pele e coceira. Já no uso capilar, a substância pode ocasionar a queda de cabelo, irritação do couro cabeludo, pele seca, feridas no couro cabeludo e até mudança na textura dos fios de cabelo.

O cetoconazol é contraindicado para pacientes com doenças hepáticas (tanto aguda como crônica) visto que a metabolização do medicamento é feita no fígado. Também é contraindicado para pessoas hipersensíveis a qualquer substância presente no medicamento, como para mulheres grávidas com risco C e durante o período de amamentação visto que o medicamento pode afetar o perfeito desenvolvimento do feto e bebê.

Escribe un comentario en Para que serve cetoconazol

  1. Rodrigo, comentó hace 10 meses:

    Tem algum xampu mais forte q esse. Para tratamento