Para que serve chia

A chia é uma semente originária do sul do México está composta por ácidos graxos poliinsaturados e rica em fibras e ômega 3. No Brasil é muito consumida (junto com a aveia, linhaça, amaranto e outros farelos) por ajudar no funcionamento do intestino e dessa maneira contribuir ao emagrecimento.

Mas… para que serve a chia:

O consumo da chia serve para o emagrecimento porque ao ser rica em fibras, contribui para regular o trânsito intestinal e dessa forma evitar a prisão de ventre. Ademais, a sua ingestão gera sensação de saciedade em quem a consome porque a semente de chia se expande quando entra em contato com líquidos e por esse motivo o estômago tem a sensação de estar cheio.

A chia serve também para reduzir o colesterol, previne o envelhecimento precoce, desintoxica o organismo, combate inflamações, controla a glicemia e melhora a imunidade do organismo.

chia

O consumo da chia serve para o emagrecimento

Benefícios do consumo da chia:

Entre os benefícios do consumo da chia se destacam a sua grande quantidade de fibras do tipo solúveis que contribuem a sensação de saciedade o que retarda a fome e faz com que o corpo absorva de melhor forma (e mais rápido) os carboidratos presente no organismo.

Igualmente entre os benefícios da chia está a sua função de absorver até 12 vezes mais do seu peso em água o que ocasiona que elas se expandam de tamanho e isso contribui a que protejam a mucosa do intestino.

A chia não possui gosto marcante mas é altamente calórica (uma colher possui até 160 calorias), por isso a dose recomendada para o consumo da chia é de até 25 gramas diárias (uma colher de sobremesa), e ela pode ser misturada com bebidas (água, leite, iogurte), saladas e cereais.

Se você deseja observar a absorção da água pela semente da chia, mistura uma colher (aproximadamente 10 mg) em um copo de água (75 ml) e mexa.  Após 30 minutos, terá se formado um gel e ele deve ser consumido sempre antes das refeições (o ideal é entre 30 a 20 minutos antes do almoço ou jantar) e dessa forma a sensação de saciedade será obtida com facilidade.

Sementes de chia

Sementes de chia

Contraindicações do uso da chia:

Por ser um produto natural, a chia não possui grandes contraindicações. No entanto, se a semente for utilizada como forma de emagrecimento é preciso muita atenção com a quantidade ingerida, já que essa semente é calórica. A ajuda de um nutricionista pode ser fundamental para orientar a melhor ingestão da semente da chia.

Escribe un comentario en Para que serve chia