Para que serve complexo B

O complexo B é classificado como um conjunto de oito vitaminas hidrossolúveis que agem diretamente no metabolismo celular. Nesse grupo de oito vitaminas se encontram a B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).

O complexo B está relacionado diretamente as reações químicas realizadas pelo corpo humano e a sua falta no nosso organismo pode acarretar em quadros como a depressão.  No Brasil pode ser encontrado a venda em farmácias em forma de xarope, gotas, ampolas e drágeas e os nomes comerciais mais comuns para a venda do complexo B são: Belexa, Beneroc e Citoneurim.

Mas… para que serve o complexo B:

O consumo do complexo B serve para pessoas que desejam um melhor estado de saúde emocional e mental, por exemplo para casos de tratamento da depressão ou ansiedade. Igualmente serve para uma melhor tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal e para melhor estado do fígado, nervos, pele, cabelos, olhos e bocas.

Cada vitamina que compõe o complexo B possui funções diferentes para o organismo, por exemplo, a vitamina B1 serve para fortalecer a musculatura e metabolismo energético; a vitamina B2 serve para a manutenção de um bom estado da pele e também atua no metabolismo energético; vitamina B3 para levar oxigênio até as células; B5 para repor os tecidos corporais; B6 para auxiliar no metabolismo de proteínas; B9 para a divisão de células vermelhas no sangue e por última a vitamina B12 é importante para a formar hemácias e glóbulos vermelhos do sangue.

Complexo b serve para pessoas que desejam um melhor estado de saúde

Vitaminas complexo b

Benefícios do consumo do complexo B:

Entre os principais benefícios da ingestão do complexo B de vitaminas, se destaca a sua ação numa melhor digestão dos nutrientes e assim melhores resultados em uma dieta, principalmente no caso de atletas de alto desempenho.

O complexo B pode ser consumido através de cápsulas industrializadas com a substância ou pela ingestão de alimentos ricos em vitaminas B.  Nesse último caso, encontramos a vitamina principalmente em alimentos como carnes vermelhas, carnes brancas, fígado, legumes, cereais, leites e ovos.

Contraindicações do uso do complexo B:

Pessoas com hipersensibilidade a qualquer das oito vitaminas que integram o complexo devem procurar orientação médica antes de iniciar a ingestão. Entre os casos mais comuns de hipersensibilidade estão as reações produzidas pela vitamina B1 (tiamina).

Entre os efeitos colaterais mais observados no uso do complexo B estão sintomas como diarreia, náusea, vômito, cólicas e reações alérgicas na pele como urticaria, prurido e letargia.

Escribe un comentario en Para que serve complexo B