Para que serve fluconazol

O fluconazol é um medicamento utilizado no tratamento de infecções fúngicas principalmente as causadas por Candida albicans ou Cryptococcus porque o fluconazol pertence à classe dos antifúngicos triazólicos e atua como inibidor da síntese de esterol.

No Brasil o fluconazol pode ser encontrado comercialmente em inúmeros medicamentos, os mais famosos são: Candizol, Flucanil, Flucanol, Flucazol, Fluconal, Fluconazol, Fluconax, Fluconeo, Flucozen, Flunazol, Flutec, Glyfucan, Helmicin, Monipax, Pronazol, Riconazol, Triazol, Unizol, Zelix, Zolanix, Zolmic, Zolstatin, Zoltec e Zoltren. Na maioria das vezes pode ser encontrado em comprimidos de 50, 100, 150 e 200 mg e cada caixa do remédio costuma oferecer apenas duas cápsulas.

Mas… para que serve o fluconazol:

O fluconazol serve para o tratamento de infecções causadas por fungos, que podem ser percebidas em lugares como a boca, pele, unhas, órgãos genitais, faringe, esôfago, estômago e pulmões.

As doenças mais comuns para o tratamento como fluconazol são: candidíase vaginal aguda ou recorrente, candidíase oral, candidíase peniana, candidíase de esôfago, candidíase sistêmica, balanites por Cândida e também nos casos de dermatomicoses entre elas tinea pedis, tinea corporis, tinea cruris e tinea unguium.

fluconazol

fluconazol

Benefícios do uso do fluconazol:

Para o uso de fluconazol é recomendada uma dose semanal de até 150 mg (cada caixa de fluconazol é vendida com apenas dois comprimidos, cada um deles possui 150 mg). O tratamento com essa substância é realizado, na maioria dos casos, de duas ou quatro semanas mas pode ser estendido até seis semanas dependendo da orientação médica. Esse medicamente pode ser consumido de três formas distintas: via oral (comprimidos), tópica (pomada) e intravenosa para casos mais graves (injeção).

O fluconazol pode ser ingerido a qualquer hora do dia e não é necessário jejum. Os resíduos do fluconazol são eliminados pelo corpo humano através da urina, por isso ela pode sofrer alteração de color ou mesmo de olor durante o tratamento.

Contraindicações para o consumo do fluconazol:

O consumo do fluconazol não é indicado para mulheres grávidas ou durante a amamentação porque algumas substâncias desse medicamento podem ser passadas ao leite materno. Ademais, não deve ser ingerido por pessoas alérgicas a essa substância ou por compostos azólicos.

Entre os efeitos colaterais do fluconazol estão náuseas, desconforto epigástrico, diarreia, flatulência e em menor medida possíveis erupções cutâneas e alteração das enzimas hepáticas causada por toxidade no fígado.

Para pacientes com problemas de insuficiência renal, é necessário observação médica durante o tratamento com fluconazol porque o medicamento deve ser ajustado em base a taxa de filtração glomerular para não ocasionar intoxicação.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve fluconazol