Para que serve ibuprofeno

O ibuprofreno é um remédio anti-inflamatório, analgésico e antipirético e por não necessitar de receita médica para compra, o seu consumo é amplo entre os pacientes com dores e infecções.

Está classificado dentro do grupo dos fármacos anti-inflamatórios não esteroidais já que atua como um inibidor reversível da enzima ciclooxigenase e a partir desse processo auxilia na redução da formação de precursores das prostaglandinas e tromboxanos o que combate diretamente inflamações do corpo.

No Brasil o ibuprogeno pode ser encontrado a venda em farmácias com os nomes Anadvil, Brufen, Ozonol, Seractil e Trifene.

ibuprofeno

ibuprofeno

Mas… para que serve o ibuprofeno:

O ibuprofeno serve para o tratamento de amigdalites, dor de garganta, dor nas costas, dor de cabeça, enxaqueca, dor de dente, inflamações dentárias, dores musculares, cólicas menstruais, artrite reumatoide, osteoartrose, cálculo renal, tendinites e casos de febres com dores corporais leves (típicas de gripes e resfriados).

Segundo estudos, o efeito do ibuprofeno no corpo humano foi avaliado como mais efetivo em relação ao ácido acetilsalicílico e o paracetamol no que se refere ao tratamento e controle de febre alta.

Benefícios do uso do ibuprofeno:

O consumo do ibuprofeno pode ser realizado de seis formas diferentes: cápsula, comprimido, gotas, gelatinosa, suspensão e suspensão oral. No entanto, indiferente da via que seja administrada o medicamento, a dose máxima recomendado para um adulto varia de acordo ao tratamento realizado.

Para casos de ação de anti-inflamatória, a dose recomendada é entre 800 e 1600 mg diária divididas em intervalos de 4 a 6 horas. Já para casos de ação do ibuprofeno como analgésico ou antipirético, a dose deve ser de 400 mg também em intervalos de 4 a 6 horas durante o dia. O efeito do ibuprofeno no organismo é sentido após 15 a 30 minutos da sua ingestão.

Contraindicações do consumo do ibuprofeno:

O consumo do ibuprofeno não é indicado para mulheres grávidas ou durante a amamentação porque algumas substâncias do remédio podem ser transmitidas ao feto ou bebê.

Também se desaconselha o consumo de ibuprofeno em crianças com menos de 6 anos, pessoas com hipersensibilidade a qualquer composto da fórmula do medicamento que contenha ibuprofeno, pacientes diagnosticados com angioedema, broncoespasmo, síndrome do pólipo nasal, úlcera péptica ativa, sangramento gastrintestinal e casos de ácido acetilsalicílico.

Entre os efeitos colaterais causados pelo uso do ibuprofeno, podem ser sentidos dores epigástrica, dispepsia, azia, eritema cutâneo, tonturas, visão turva, zumbidos nos ouvidos, retenção de líquidos, prisão de ventre, gases e náuseas.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve ibuprofeno

  1. Maria, comentó hace 2 años:

    O hibuprofeno pode ser tomado quando estou sentindo dor no ouvido ?

  2. matilde, comentó hace 1 año:

    Quando estiver com dor nos rins posso tomar esse medicamento e após a cirurgia de rins