Para que serve meloxicam

O meloxicam é um medicamento indicado para pacientes com sintomas de osteoartrites (doenças degenerativas das articulações), artroses e artrite reumatoide porque possui ação anti-inflamatória, analgésica, antipéticas e pertence à classe do ácido enólico, da família dos oxicans.

A ação do meloxicam se baseia em inibir a biossíntese das prostaglandinas e por isso combate ativamente os casos de inflamação no organismo e fortes dores sentidas nas articulações. O meloxicam surgiu em abril de 2000 nos Estados Unidos e a sua principal ação foi impedir que a substância cicloxigenase gerasse a síntese de prostaglandinas o que acaba com o processo inflamatório sentido no corpo.

Mas… para que serve meloxicam:

meloxicam

O meloxicam é um medicamento.

O meloxicam serve para atenuar inflamações ou fortes dores decorrentes de doenças relacionadas as articulações como por exemplo os casos de osteoartrites, artroses e artrite reumatoide. Esse medicamento é classificado como anti-inflamatório não esteroides (AINEs) e atua diretamente no alívio da dor e inflamação no organismo.

Benefícios do uso do meloxicam:

A dose recomendada do uso do meloxicam é de até 15 mg por dia (duas doses de 7,5 mg diárias). Ele é encontrado a venda em cápsulas (embalagem com 10 cápsulas) e os seus comprimidos devem ser ingeridos via oral com água e de preferência acompanhado de uma refeição. O início da ação do medicamento ocorre entre 40 e 45 minutos após o consumo e a taxa de absorção do mesmo pelo organismo é alta, alcançado 89% de biodisponibilidade no trato gastrintestinal.

Em caso de sobredosagem do uso de meloxicam é possível observar sintomas como sonolência, náuseas, vómitos, dores de estômago e até letargia. Caso sinta um desses efeitos, procure atenção médica para conhecer a dose recomendada para cada caso. O uso desse medicamento também é indicado para animais em tratamento pós-operatório ou que apresentem casos de úlcera, nesse caso o meloxicam é vendido com o nome de metacam.

meloxicam articulacoes

indicado para pacientes com sintomas de osteoartrites

Contraindicações do consumo do meloxicam:

O consumo do meloxicam é contraindicado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos a qualquer substância presente na fórmula do fármaco. Entre os efeitos colaterais causados pelo consumo do meloxicam podem ser observados casos de náusea, vômitos, má digestão, diarreia, flatulência, dor abdominal e até constipação. Mas, es efeitos colaterais são diagnosticados em apenas 1% das pessoas que consomem o medicamento.

Igualmente, o consumo do meloxicam não é recomendado para mulheres grávidas ou durante o período de amamentação porque pode provocar danos ao fato e ao bebê. O meloxicam também é contraindicado para crianças com menos de 12 anos, para pacientes com insuficiência renal grave, com asma, úlcera péptica, insuficiência hepática grave, pólipos nasais, angioedema e urticária.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve meloxicam

  1. anamaria diego mendes, comentó hace 1 año:

    eu tomo amitripitilina famotine meloxican gostaria saber qual desse medicamento que esta me deixando gorda ou inchada por favor aguardo resp ana

    • pedroca, comentó hace 3 meses:

      o que esta te deixando gorda nao e o remedio e sim o comsumo exagerado de comida e falta de exercicios fisicos.

  2. Vania p de Araújo, comentó hace 1 año:

    Sinto dores fortes nas costas, nos rins e nas pernas. Yomei a meloxicam invejável. Estou bem melhor.

  3. Rosilene, comentó hace 11 meses:

    Meloxican ele serve pra farias dor ele da sono

  4. FATIMA SANTOS, comentó hace 9 meses:

    ESSE MEDICAMENTO E RECOMENDAVEL PARA NERVO CIATICO INFLAMADO?

    • LUCIANA MESTRE, comentó hace 7 meses:

      ele serve para artrite reumatoide