Para que serve o álcool

O álcool pode ser classificado de duas formas distintas: como etanol ou álcool etílico (para produção de bebidas alcoólicas e biocombustível) e também como álcool etílico desnaturado (específico para fabricação de produtos de limpeza e outras derivações). Em todos os casos, é um líquido incolor (parecido a água), mas altamente inflamável e tóxico.

Essa substância é solúvel em água e seu ponto de fusão é alcançado com -114°C e o seu ponto de ebulição é atingido a partir dos 78,5°C.

Como é produzido o álcool:

O álcool pode ser extraído através da fermentação de açúcares encontrados em produtos vegetais como a cana-de-açúcar.  Outra forma de obter esse líquido é por meio da fermentação de cereais forma como se encontra a cevada e o malte (essenciais para a produção da cerveja).

Mas no caso do álcool produzido a partir da queima de açúcares, esse líquido dará origem apenas a bebidas de baixo teor alcoólico já que para alcançar índices maiores é necessário que esse líquido passe pelo processo de destilação e assim dará origem ao que se nomeia bebidas destiladas, ou seja: aquelas com elevado teor alcoólico.

alcool, cerveceja

Alcool ser extraído através da fermentação de cereais

 

Mas… para que serve o álcool:

O álcool serve para a fabricação de bebidas com teor alcoólico e é a forma mais conhecida do uso dessa substância. Esse uso se remete a pré-história e acompanha a todo o desenvolvimento da humanidade com o consumo do vinho e da cerveja, por exemplo.

O álcool também serve para a indústria farmacêutica para a produção de perfumes, loções, antissépticos e até para tintas e solventes químicos. No caso do etanol como biocombustível o seu uso é recente e surgiu no Brasil como solução alternativa ao uso de gasolina e diesel no país. É considerado um biocombustível limpo porque possui origem vegetal (da cana-de-açúcar) e atualmente a maioria dos carros fabricados no país possuem a opção flex na qual o motorista pode escolher qual combustível deseja utilizar no seu veículo.

Alcool / injeção

Alcool / injeção

Consumo do álcool:

O álcool encontrado em bebidas é também considerado um narcótico, mas o seu consumo para pessoas maiores de 18 anos não é considerado delito. Esse líquido é considerado um narcótico quando consumido pelo corpo humano porque provoca excitamento mental, e se ingerido em grandes doses pode provocar estados depressivos acompanhados de vômito e até náuseas.

Mas o seu dano mais grave ao organismo pode ser o provocado pela indução ao sono e estados de coma alcoólico no qual a pessoa perde o estado de sã consciência dos seus atos e pode se expor ao perigo.

Escribe un comentario en Para que serve o álcool