Para que serve o alecrim

O alecrim é uma erva medicinal originária da região do Mediterrâneo e o seu nome científico é Rosmarinus Officinalis L., mas é conhecido também como alecrineiro, alecrinzeiro e rosmaninho. O alecrim é encontrado em forma de arbustos que podem medir de 50 centímetros 2 metros de altura.

O seu olor é facilmente reconhecido, possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias e é muito utilizado para tratamentos naturais contra todos os tipos de dores, mas principalmente as de estômago. Mas, apenas as suas flores e folhas são recomendadas para consumo.

Para que serve o alecrim:

O alecrim é recomendado para combater dores de cabeça, enxaqueca, sinusite, fadiga, má digestão, úlcera estomacal, gastrite, gases, reumatismo, bronquite, ajuda a melhorar a concentração e memória, reduz os efeitos da cólica e tensão pré-menstrual.

As principais formas de consumir o alecrim são através das suas folhas secas ou frescas utilizadas no preparo de chás, sucos, óleos, aromatizador de ambientes e no preparo de alimentos já que reforça o sabor de carnes, legumes e molhos.

Quando consumido como chá apresenta um sabor amargo o que ajuda a equilibrar o funcionamento do sistema digestivo e contribui para o bom funcionamento do fígado e do pâncreas.

Igualmente o alecrim serve para limpar ferimentos ou machucados leves, isso porque atua como um eficaz cicatrizante na pele humana já que é um antisséptico natural. Nesse caso, o alecrim deve ser preparado em forma de infusão e aplicado com compressas de pano úmido com o líquido. Importante: quanto menos água for utilizada para preparar a infusão, mais forte e eficaz ela será para a cicatrização.

 

alecrim

Chá de alecrim

Benefícios do consumo do alecrim:

Entre os principais benefícios do alecrim se destaca a sua ação anti-inflamatória, antiviral, antibacteriana, antirreumática, diurética, aromática e antioxidante. É muito utilizado no combate à gripe e resfriado por ser um estimulante natural, também para equilibrar a pressão arterial porque melhora a circulação sanguínea.

O alecrim é recomendado no tratamento de dores reumáticas, lesões musculares e contusões porque possui efeito analgésico. Ademais, pode contribuir a perda de peso pela sua ação diurética já que é rico em minerais como magnésio, cálcio, potássio e fósforo.

Pode ser usado também para aliviar os sintomas do stress e da depressão devido a sua ação estimulante que contribui diretamente a aumentar a disposição física e mental de quem o consome.

Contraindicações do uso do alecrim:

O alecrim é contraindicado para mulheres grávidas e durante a amamentação, pessoas com problemas de próstata e gastroenterite porque pode ocasionar irritação gastrointestinal e dores nos rins.

Conjuntamente, o alecrim não deve ser consumido à noite porque pode alterar o sono e em grandes doses pode até causar irritação cutânea.

Escribe un comentario en Para que serve o alecrim