Para que serve o ENEM

O ENEM é a sigla usada para o Exame Nacional do Ensino Médio criado em 1998. É uma prova realizada pelo Ministério de Educação do Brasil (MEC) para avaliar a qualidade do ensino médio e é considerada a segunda maior prova do mundo em número de alunos com mais de 8 milhões de inscritos em todo o país em 2014 (perde apenas para a prova de ingresso a universidade na China).

Mas… para que serve o ENEM:

Atualmente o resultado alcançado no ENEM serve para definir o índice de ingresso a algumas universidades públicas brasileiras por meio do SiSu (Sistemas de Seleção Unificada) ou para estudantes que desejam estudar em uma universidade privada com o auxílio do ProUni (Programa Universidade para Todos) que oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais durante todo o ensino superior e também para estudantes que desejam participar no programa Ciências Sem Fronteiras. No entanto, para poder participar dos programas do governo federal é necessário alcançar no mínimo 400 pontos na prova.

O ENEM também serve para as pessoas que não concluíram o ensino médio na idade escolar adequada e agora desejam certificar o término dos seus estudos para a obtenção do diploma. Para isso, na hora da inscrição da prova é preciso indicar que o motivo para a sua realização é a certificação de estudos do ensino médio.

Exame Nacional do Ensino Médio

Exame Nacional do Ensino Médio – enem

Quando é realizado o ENEM:

O ENEM é realizado uma vez a cada ano, e durante dois dias (geralmente um sábado e domingo do mês de novembro) os alunos que se apresentam devem responder 180 perguntas de múltipla escolha (divididas em quatro blocos temáticos) e escrever uma redação sobre um tema de atualidade.

Nos últimos anos o exame indicou a diferença de resultados finais obtidos pelos estudantes do ensino público e alunos de escolas particulares que destaca mais uma vez a necessidade de melhorar a qualidade da escola pública no país.

Um dos fatores que justificam a diferença de resultados seria porque o ENEM está estruturado em base a cinco competências e não apenas a disciplinas escolares. Com isso para obter um bom resultado no exame nacional é preciso mais que conhecimento de memória e sim análise de problemas pontuais, construção de conceitos, estrutura e apresentação de ideias de forma lógica.

Notas do ENEM:

A nota obtida no ENEM é dada através da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Nesse sistema as perguntas são divididas em três categorias: fáceis, medianas e difíceis e cada uma possui uma pontuação diferente de acordo ao seu grau de dificuldade. Por esse motivo, alunos que acertam o mesmo número de questões podem ter notas diferentes, já que cada pergunta possui uma pontuação específica.

Escribe un comentario en Para que serve o ENEM