Para que serve o gengibre

O gengibre é uma raiz originária da Ásia e também conhecida no norte do Brasil pelo nome de mangarataia ou mangaratiá (principalmente entre os povos indígenas). Pelas suas características é utilizada tanto na preparação de alimentos como especiaria, mas também como medicamento natural porque possui gingerol (responsável por dar um gosto picante a raiz) uma substância rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Mas… para que serve o gengibre:

O gengibre serve para combater resfriados  já que alivia os sintomas como dores de garganta, tosse, gripes, enjoos e náuseas devido a que seu principal uso está associado a sua atividade antiviral e anti-inflamatória

Conjuntamente, o gengibre também serve para mulheres que desejam reduzir o seu peso já que essa raiz  é rica em gingerol, uma substância termogênica (responsável por aumentar a temperatura do corpo o que obriga o organismo a gastar mais energia) e elas são responsáveis por ativar o metabolismo do corpo e potencializar a queima de gordura no organismo.

Nesse último caso, o chá de gengibre é altamente diurético e por esse motivo é recomendado para pessoas que desejam emagrecer. Conjuntamente essa bebida é indicada para os casos de indigestão, azia e gases intestinais e também contribui para a prevenção de alguns tipos de câncer porque é um antioxidante.

Raiz de gengibre

Gengibre serve para combater resfriados

Indicações de consumo do gengibre:

É recomendado o consumo diário de 2 a 4 gramas de gengibre, o que representa dois pedaços de 3 cm por dia ou duas colheres de gengibre ralado. Uma dose maior que essa pode ser prejudicial ao organismo. Entre as principais substâncias que podem ser encontradas no gengibre estão o ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre, manganês, selênio, vitamina C, vitamina B6 e possui poucas calorias.

Ele pode ser consumido de diferentes maneiras, por exemplo: cru (como condimento para comidas salgadas junto com o alho, pimenta do reino e nós moscada), em conserva (utilizado para sobremesas), como chá ou até como óleo.

Mas, o seu uso mais comum é em forma de chá ou suco. Para o preparo de chá é necessário ferver duas colheres de gengibre ralado com meio litro de água ou para o preparo de sucos acrescentar duas colheres com água fria e mexer.

Gengibre Sushi

Consumo do gengibre no Japão

Contraindicações do gengibre:

O consumo do gengibre não é aconselhado para mulheres grávidas dias antes do parto porque ele pode contribuir a casos de hemorragia. Outro caso que deve ser evitado o consumo de gengibre é para as pessoas com hipertireoidismo porque como o metabolismo é acelerado isso pode causar perda de massa muscular.

Escribe un comentario en Para que serve o gengibre