Para que serve o hibisco

O hibisco é uma planta medicinal utilizada principalmente para o preparo de chás, tempero de saladas, fabricação de geleias, sopas e molhos. O seu nome científico é hibiscos rosa-sinensis, mas também é conhecido popularmente como: flor-de-graxa, graxa-de-estudante, goela-de-leão, rosa-da-china e mimo-de-vênus.

No entanto, não é toda a planta que pode ser consumida. Na maioria dos casos é utilizada apenas a sua flor que pode ser comercializada de diversas formas: em pó, líquida, chás, etc.

Mas… para que serve o hibisco

O hibisco serve para o controle da pressão arterial, auxilia na prevenção contra problemas no fígado, reduz as taxas de colesterol e glicose do organismo, retarda o envelhecimento da pele, ajuda no emagrecimento já que atua diretamente para casos de prisão de ventre, também é uma boa alternativa para as dores de estômago, cólicas menstruais, gripes e resfriados. Isso porque essa planta medicinal é rica em propriedades anti-hipertensiva, anti-inflamatórias, analgésica, expectorante, gastro protetora, diurética, laxante e digestiva.

No Brasil, o seu consumo é comum e a flor de hibisco pode ser encontrada a venda em qualquer loja de produtos naturais ou até em alguns supermercados. Também é recomendado para controlar os índices de colesterol do corpo porque segundo estudos o chá de hibisco contribui para a eliminação do colesterol classificado como ruim (LDL) e aumenta a taxa de colesterol bom (HDL).

 

hibisco

hibisco

Formas de consumir o hibisco:

A principal forma de consumir a flor de hibisco é na preparação de chás já que ele é famoso entre as mulheres por atuar diretamente no emagrecimento. Isso ocorre porque o chá de hibisco ajuda a queima de gordura no organismo (principalmente nas zonas entre a barriga e quadris) porque atua como um antioxidante (conta com substâncias como flavonoides e ácidos orgânicos) que atua diretamente como um diurético impedindo a retenção de líquidos.

Além disso, pode ser consumida como fonte de vitaminas já que é rico em ferro, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C porque são vitaminas que pertencem ao chamado complexo B e facilitam na captação de energia nas células o que contribui diretamente no melhor funcionamento do metabolismo.

A dose diária recomendada para consumo é de 200 miligramas (um copo) de flor de hibisco diluída em água, por exemplo na preparação de um chá.

Chá de hibisco

Chá de hibisco

Contraindicações do consumo de hibisco:

O consumo de hibisco não é recomendado para mulheres grávidas ou durante o período de amamentação e também para pessoas como problemas de pressão baixa. Isso porque o uso da planta reduz a pressão arterial o que pode provocar sonolência, fraqueza e tontura.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve o hibisco