Para que serve o ômega 3

O ômega 3 (conhecido também como ácido linolênico ou vitamina F) são ácidos graxos insaturados que carecem de dois átomos de hidrogênio e que no seu lugar possuem dois átomos de carbono (sua fórmula está composta por C18H30O2). É considerado um dos ácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas como não é produzido pelo corpo humano deve ser ingerido através de alimentos que o contenham.

Mas… para que serve o ômega 3

O ômega 3 serve para ajudar o sistema cardiocirculatório porque o seu composto, o ácido linolênico, é benéfico para o coração e contribui para baixar os níveis de triglicerídeos: gordura que se encontra em vários tecidos do organismo e que pode acarretar na rigidez das veias arteriais.

Nesse sentido, o ômega 3 não apenas diminui a quantidade de gordura no corpo como também serve para reduzir os riscos de ataques cardíacos. Por essa razão, se destaca a dieta dos esquimós que consomem muito peixe já que esse alimento é rico em vitamina F e é um forte aliado para o melhor estado do sistema circulatório.

Omega 3

Omega 3

Benefícios do ômega 3

Se sabe que o ômega 3 pode ter efeitos benéficos para o cérebro e o sistema nervoso, já que pesquisas detectaram que pessoas que consomem habitualmente alimentos com altos índices de ômega 3 sofrem com menos frequência de transtornos psicológicos como a depressão e também contribuem ao melhor desenvolvimento dos processos cognitivos diretamente relacionados com a inteligência.

Conjuntamente, entre os benefícios do ômega 3 para o corpo estão a conformação de membranas celulares, fazendo com que os neurônios sejam mais flexíveis o que facilita a realização das sinapses e ocasiona uma eficiente transmissão de informação neuronal.

É por esse motivo que alguns médicos receitam o seu consumo para crianças em idade escolar, porque desejam estimular o seu rendimento escolar através de uma melhor transmissão neuronal. Conjuntamente, ele melhora a função cerebral no que se refere a memória e por isso é também recomendado em alguns casos de Alzheimer.

Como consumir o ômega 3

Pedaço de salmão

O salmão é uma fonte de ômega-3

Para consumo natural, o ômega 3 pode ser encontrado em alimentos de origem animal como o peixe e mariscos, entre eles: salmão, bacalhau, atum, sardinha, anchova, arenque, lagosta, caranguejo, camarões e também na clara do ovo e carne de coelho.

Já entre os alimentos de origem vegetal, pode ser encontrado no gérmen do trigo, linhaça, nozes, pistache, pinhão, amêndoas, espinafre, couve, alface e abacaxi.

Para o seu consumo é recomendado a ingestão de ao menos duas porções de alimentos ricos em ômega 3 por semana. Nesse sentido, a cultura japonesa é uma das mais beneficiadas já que a sua dieta consiste em alimentos ricos em ácidos graxos.

Consulte o seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve o ômega 3