Para que serve o paracetamol

O paracetamol é o composto ativo de medicamentos analgésicos e antitérmicos, mas sem ação anti-inflamatória. Na maioria dos casos é utilizado para reduzir dores leves e moderadas, associadas com sintomas de gripe, resfriado ou mal-estar corporal. No Brasil o paracetamol pode ser encontrado à venda em gotas, cápsulas, xarope, injetáveis e comprimidos. Nesse último caso é vendido nos medicamentos: Dorico, Febralgin, Parador, Sonridor, Tylenol e Vick Pyrena.

Mas… para que serve o paracetamol

O paracetamol serve para reduzir sintomas de febre e aliviar dores visto que atua como antitérmico e analgésico. No entanto, o paracetamol não é indicado como medicamento anti-inflamatório. O paracetamol serve para combater sintomas de resfriados e gripes, dores de dente, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas, febre, dores nas articulações, cólicas e na redução de dores pós-cirúrgica.

O consumo de paracetamol deve ser feito a cada 4 ou 6 horas e os efeitos do medicamento podem ser sentidos no corpo em um período 30 minutos após a ingestão. Para adultos a dose recomendado é de 500mg a 1000mg de 3 a 4 vezes ao dia, já em crianças a dose recomendada é menor sendo 10mg por cada quilo de peso do paciente, mas também de 3 a 4 vezes ao dia (para crianças menores de 12 anos não ultrapassar a dose única de 230mg).

Paracetamol

Paracetamol

Benefícios do uso do paracetamol

Entre os principais benefícios do paracetamol se destaca a sua ação rápida ao aliviar dores leves e moderadas. No entanto para tratamentos específicos e prolongados é indicado utilizar outros medicamentos complementários visto que o paracetamol proporciona apenas alívio momentâneo mas não possui ação anti-inflamatória para combater inflamações.

Para melhores efeitos do paracetamol no organismo é indicado que o medicamento seja ingerido em jejum, já que a ingestão conjunta de alimentos pode retardar o processo de absorção da substância pelo corpo.

Contraindicações do uso do paracetamol

Mesmo sendo um dos analgésicos mais vendidos no país o paracetamol é contraindicado para pessoas com problemas no fígado devido ao seu alto potencial hepatotóxico e também visto que essa substância é metabolizada especialmente no próprio fígado.

Já entre os efeitos colaterais do consumo do paracetamol estão a alteração do estado de humor, cansaço, cólica abdominal, diarreia, dor ao urinar, fraqueza, náusea, perda de apetite, vômito, urticaria e até vermelhidão na pele.

O uso do paracetamol também é contraindicado para mulheres com gravidez rico B e pessoas com hipersensibilidade a esse composto ativo ou alérgicos ao ácido acetilsalicílico (presente na aspirina).

Escribe un comentario en Para que serve o paracetamol