Para que serve secnidazol

O secnidazol é um medicamento antiparasitário com ação amebicida, giardicida e tricomonicida. É recomendado para o tratamento de amebíase intestinal, giardíase, tricomoníase e amebíase hepática. No Brasil, o secnidazol é vendido em farmácias e pode ser encontrado com o nome Secnidal.

Mas… para que serve o secnidazol:

O secnidazol serve para o tratamento de infecções causadas por vermes (como por exemplo a amebíase e a giardíase), sendo indicado especialmente para o combate de amebíase intestinal, amebíase hepática, giardíase e tricomoníase.

secnidazol

Secnidazol

A ingestão do secnidazol é feito unicamente por via oral (comprimidos). Para cada diagnostico é recomendado uma dose especifica do medicamento que pode ser de quantidades muito diferentes entre si, por isso é recomendado orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento. Já para crianças, é recomendado uma dose de 30 mg diária de secnidazol para cada quilo de peso corporal do paciente.

A ação do secnidazol pode ser sentida no organismo após três horas da sua ingestão. O medicamento deve ser conversado em temperatura ambiente (entre 15° e 30°) protegido também da luz e da umidade já que na sua fórmula possui celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose, amidoglicolato de sódio e polivinilpirrolidona.

Cuidados ao fazer uso do secnidazol

Entre o principal cuidado ao fazer uso do secnidazol é a não ingestão de bebidas alcoólicas durante todo o tratamento e também até quatro após a última dose ter sido ingerida.

Atenção para as doses recomendadas: para pacientes com amebíase intestinal é recomendado uma dose de dois comprimidos de até 1000 mg. Já para pacientes com amebíase hepática é indicado uma dose de 500 mg ingeridos três vezes ao dia. É importante lembrar que o consumo do secnidazol deve ser feito junto com a ingestão de comida porque o medicamento pode afetar o estômago caso esteja vazio (alguns médicos aconselham o consumo do secnidazol sempre pelo período da noite para obter melhores resultados com o tratamento).

Contraindicações do uso do secnidazol

Entre os efeitos colaterais do secnidazol estão: dor de estômago, inflamação na língua, inflamação na boca, náusea, erupção na pele, febre, urticaria, diminuição dos glóbulos brancos no sangue e gosto metálico na boca.

O consumo de secnidazol não é indicado para mulheres grávidas porque pode afetar o desenvolvimento do feto, assim como também não é recomendado para mulheres que estejam amamentado visto que o medicamento poderia ser absorvido pelo bebê através do leite. Igualmente, o secnidazol não deve ser usado por pacientes com problemas neurológicos e alérgicos a qualquer substância presente na fórmula.

Consulte o seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve secnidazol

    • eu tomei qual a reacao do medicamentos, comentó hace 1 año:

      eu tomei secnidazol qual sao a reacao dele?

  1. Karol, comentó hace 2 años:

    Estou tomando o medicamento azitromicina, de 8hrs da noite, posso tomar o secnidazol umas 9 da noite

  2. raimunda, comentó hace 1 año:

    omedico mando toma mg mas nao ta escrito q e tudo do uma so vez

  3. andreia, comentó hace 1 año:

    Uma dose unica que e dois comprimido resolve a causa da doença?

  4. Gleice, comentó hace 1 año:

    Estou de 7 meses ..gestacao .queria saber se posso tomar secnidazol e qual melhor dozagem para mim e quanto tempo

  5. Alex Sandra s r ferrão, comentó hace 1 año:

    Porque manda o casal tomar juntos o secnidasol?

  6. Thais, comentó hace 1 año:

    O medico passou pra eu tomar, mas fico receosa pois recentemente me tratei de um linfoma na cabeça, e tomo imunossupressores

  7. Adriana, comentó hace 1 año:

    Tenho uns caroços enchados entre as pernas enchem e depois sai pus seca e cria casca .Esse medicamento resolve??.

  8. Geane, comentó hace 1 año:

    Porque na receita fala que e considerado extremamente perigoso ao ser humano (risco de câncer) por favor me responde

  9. Ana paula, comentó hace 1 año:

    Tô com problemas estomacais já começei o tratamento para amebíase e precisei parar (2medicamentos diferentes) estou muito preocupada pois só agridem mais meu estômago há um meio menos agressivo de trata lá?

  10. Joildo, comentó hace 11 meses:

    Amigo eu tomei 30 dias de Bactrim f e corte coide páreo medicamentos tem ,5 dias posso toma secnedazol mi. Avisa fico grato

  11. STEPHANE PEREIRA, comentó hace 11 meses:

    este medicamento é um antibiótico ? atrapalha no anticoncepcional ?

  12. Erickavieira, comentó hace 10 meses:

    Pra que serve?