Para que serve a sociologia
A sociologia é o ramo das Ciências Humanas que está dedicada a estudar as relações das pessoas dentro da sociedade. O término da palavra surgiu com Auguste Comte em 1838, mas ganhou vida com o Iluminismo graças aos filósofos de pensamento social como Montesquieu, Thomas Hobbes e Hegel e como ciência foi institucionalizada com as obras de Max Weber, Émile Durkheim e Karl Marx.
Mas… para que serve a sociologia
A sociologia serve para estudar, entender e encontrar respostas para os processos que marcam a realidade social, seja ela em um contexto micro ou macro (comunidades ou até mesmo nações). Os sociólogos estão dedicados a entender os processos entre diversos coletivos de pessoas que podem representar classes sociais (trabalhador/empresário), grupos étnicos, diferenças de gênero como também instituições como o Estado e a Igreja.
O surgimento da Sociologia como estudo do comportamento da sociedade moderno se relaciona diretamente com o avanço e surgimento de alguns fenômenos sociais como por exemplo a Revolução Industrial que alterou a forma de interatuar em comunidade a partir do século XIX.
Por esse motivo, a sociologia (como parte das Ciências Humanas) não é considerada uma ciência exata visto que ela está baseada na análise, observação e interpretação dos processos sociais por parte dos sociólogos.
[adsense]
Principais sociólogos brasileiros
No Brasil, diversos sociólogos se destacam pela sua linha de pensamento entre eles os mais conhecidos são: Florestan Fernandes (dedicado ao estudo dos processos de industrialização e mudanças sociais no país), Fernando Henrique Cardoso (dedicado a análise da teoria do desenvolvimento econômico e internacional do Brasil) Darcy Ribeiro (pesquisador de temas relacionados aos povos indígenas com análises antropológicas), Gilberto Freyre (reconhecido por o seu completo estudo na formação da sociedade e povo brasileiro), Sergio Buarque de Holanda (dedicado ao estudo sobre a formação da cultura brasileira), Caio Prado Junior (dedicado a analisar a evolução histórica desde o período colonial).
Importância da sociologia
A importância da sociologia está em estudar a estrutura, fenômenos e organizações sociais e também culturais que marcam as relações interpessoais. Em muitos casos os estudos sociológicos realizados estão fundamentados em pesquisas divulgadas pelo governo ou instituições que revelam dados sobre o comportamento do cidadão.
No caso brasileiro, os dados divulgados pelo IBGE servem de apoio para análise de comportamento da sociedade é podem servir como material de base para sociólogos que possuem o objeto de através de números explicar e/ou comprovar a existência de fenômenos sociais como por exemplo o crescimento da classe média no país e o seu novo padrão de comportamento.
adorei esse completo sobre a sociologia
Muito bom esse texto sobre a sociologia,estou fazendo um trabalho escolar e achei muito interessante.