Para que serve albumina
A albumina é uma proteína encontrada no sangue e também em produtos de origem animal como a clara de ovo e no leite. O seu consumo está geralmente associado a pessoas que praticam atividades físicas, como a musculação porque atua como suplemento alimentar para ganho de massa muscular através da ingestão de proteínas. No Brasil a albumina pode ser encontrada nos remédios de nome Probiótica, Naturovos e Saltos a venda em farmácias.
Mas… para que serve a albumina:
A albumina como proteína serve para fornece aminoácidos essências ao corpo humano e dessa forma é indicada para a recuperação muscular de atletas ou pessoas que pratiquem esporte e desejem ganhar massa muscular.
Igualmente a albumina serve como uma excelente fonte de energia para a hipertrofia muscular, e muito utilizada por pessoas que sonham com melhores resultados físicos, como por exemplo os atletas de halterofilismo.
Para esse resultado, a albumina costuma ser consumida antes dos treinos. A forma indicada para a ingestão é consumir uma clara de ovo crua antes de iniciar qualquer atividade física ou através de cápsulas industrializadas do produto.
Benefícios do uso da albumina:
Entre os benefícios da albumina no organismo humano se destaca sua ação na manutenção da pressão osmótica, controle do PH e a função de transporte de hormônios tiroideais, hormônios lipossolúveis, de ácidos graxos livres, bilirrubina não conjugada e até fármacos e drogas.
Ademais, por ser rica em aminoácidos essências facilita a recuperação do tecido muscular, é recomenda como complemento alimentar em diagnósticos de anemia e também pode ser eficaz para pessoas com sintoma de prisão de ventre já que a albumina contribui ao melhor funcionamento do intestino.
Contraindicações do consumo da albumina:
O consumo da albumina não engorda, no entanto por ser uma proteína e ajudar no desenvolvimento de massa muscular ela contribui a que o corpo ganhe volume. Para evitar excesso de peso ou sensação de inchaço corporal (devido a maior retenção de sódio no organismo) é fundamental consultar um especialista antes de iniciar a suplementação alimentar com essa substância.
Em relação a contraindicações, a albumina não é recomendada para pessoas com hipertensão, anemia grave, anúria renal e pós-renal, diátese, edema pulmonar, varizes esofagianas e com casos de desidratação crônica.
O consumo regular da albumina sem orientação de um nutricionista ou médico pode causar danos graves ao fígado e rins devido a sua alta carga proteica. Entre os efeitos colaterais sentidos pelo organismo, a albumina pode ocasionar também diarreia, gases e enjoos.
Pergunte ao seu médico.