Para que serve o omeprazol
Omeprazol é o princípio ativo utilizado em medicamentos que serve para reduzir a secreção ácida do estômago, entre os remédios mais conhecidos que leva esse princípio estão: Losec, Omeprasec, Prepazol, Victrix e pode ser encontrado em dosagens de 10, 20 (a mais usual) e 40 miligramas em embalagens de 7, 14, 28, 56 ou até 60 comprimidos.
Todos os medicamento que levam esse princípio ativo são vendidos apenas com receita médica já que o omeprazol pertence ao grupo de inibidores da bomba de protões e o seu consumo pode causar overdose.
Mas… para que serve o omeprazol:
O omeprazol serve para os casos de úlcera e acidez estomacal, gastrite, síndrome de Zollinger-Ellison, erradicação do Helicobacter pylori (associado a terapia antimicrobiana) e esofagite de refluxo. Como medicamento, o seu uso é recomendado durante o período da manhã, porque atua de maneira mais efetiva se a pessoa estiver em jejum. Ele geralmente é consumido em forma de comprimidos ou por injeção.
Caso o medicamento seja consumido em forma de comprimidos ele não deve ser mastigado ou esmagado, uma vez que as cápsulas são revestidas para não agredir o estômago. Igualmente, se o paciente esqueceu de ingerir o medicamento pela manhã em jejum é recomendado que siga o consumo em outro horário já que a periodicidade é importante para o tratamento.
Dose recomendado de omeprazol:
Para o consumo de adultos a dose recomendada é de 20 miligramas diárias e o tratamento pode ter uma duração de duas a quatro semanas nos casos de úlcera duodenais (intestino) e de quatro a oito semanas nos casos de úlceras gástricas (estômago).
Para bebês de até 1 ano a dose recomendada é de 10 miligramas, o que representaria uma cápsula por dia. Para crianças com mais de 20 quilos a dose pode ser de até 20 miligramas, dependendo da orientação médica. É importante nunca alterar a dose indicada pelo médico porque esse medicamento pode causar overdose com graves efeitos colaterais, como por exemplo: visão embaçada, batimento cardíaco acelerado, sonolência, dor de cabeça, sudorese e vômitos. Caso sinta esses sintomas, entre em contato com o seu médico.
Contraindicações do omeprazol:
Esse medicamento não é recomendado para mulheres grávidas (porque pode causar problemas ao feto), mulheres em período de lactação e pessoas alérgicas a esse princípio ativo. Entre os efeitos colaterais do omeprazol estão: dores leve de cabeça, dores nas costas, dores musculares, fraqueza, cãibras, vômito, enjoo, dores abdominais e diarreia.
Conjuntamente o omeprazol pode causar sonolência, por isso deve ser tomado com cuidado antes de iniciar alguma atividade, como por exemplo dirigir ou utilizar equipamentos elétricos.
Pergunte ao seu médico.