Para que serve a cefalexina

A cefalexina é um antibiótico da família cefaloporinas (quimicamente parecido a família das penicilinas) e recomendado para casos de infecções bacterianas e não para casos de infecções virais. Essa substância é amplamente utilizada como antibiótico e geralmente é recomendado para tratar infecções bacterianas causadas por Escherichia, Staphylococcus e Streptococcus.

Mas… para que serve a cefalexina:

O uso da cefalexina serve para o combate de infecções bacterianas como por exemplo a sinusite e casos de infecção respiratória. Mas, ela também é indicada para casos de furunculose, impetigo, paroníquia (unha inflamada), otite, cistite (infecção urinária), mastite, infecções dentárias, amigdalites, para celulite e até para a prevenção da endocardite.

O uso desse antibiótico também serve para períodos pré-operatórios já que ele contribui a reduzir os riscos de infecção pós a intervenção cirúrgica. Nesses casos em específico, a ingestão dessa substância deve ser realizada 48 horas antes da operação.

No Brasil, a cefalexina pode ser encontrada em farmácias e os nomes dos remédios que levam esse princípio ativo são: betacef, cefaben, cefacimed, cefagel, cefagran, cefalexan, cefanal, ceflexin, ceporexin, kefalexina, keflex, kefloral e neo ceflex. Mas atenção, para a sua compra é necessário prescrição médica.

cefalexina

cefalexina

Consumo da cefalexina:

O seu uso pode ser feito através de comprimidos (vendidos em três doses diferentes: 250, 500 e 750 miligramas) ou também em forma de xarope que na maioria dos casos é recomendado para o consumo de crianças. A ação desse medicamento tem efeito apenas depois de 60 minutos do seu consumo.

Entre os possíveis efeitos colaterais do uso da cefalexina os principais seriam a diarreia, dores de estômago, náuseas, febre, urticária, dores nas articulações, fadiga e tontura. No entanto, a presença desses sintomas não é frequente.

Esse antibiótico é recomendado para o consumo de mulheres grávidas e até mesmo durante a amamentação já que essa sustância é apenas parcialmente excretada pelo leite e não oferece riscos ao bebê, mas para isso é necessário autorização médica prévia.

Contraindicações da cefalexina:

O uso de cefalexina não apresenta grandes contraindicações. No entanto, não é recomendado para pessoas com alergia a esse princípio ativo que devem evitar realizar o seu tratamento com antibióticos da família das cefalosporinas no caso de qualquer infecção bacteriana.

No caso de pacientes com alergia a penicilina é recomendado pedir autorização médica antes de iniciar o tratamento com cefalexina, isso porque a fórmula química desse antibiótico é semelhante à utilizada pela família dos medicamentos que levam a penicilina. E atenção: a cefalexina não deve ser utilizada para combater possíveis casos de meningite.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve a cefalexina