Para que serve a azitromicina
A azitromicina é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções bacterianas como a bronquite e a pneumonia. Atualmente, esse composto ativo já não é muito recomendado pelos médicos, no entanto no Brasil pode ser encontrado à venda em farmácias através dos seguintes medicamentos: Astro, Azi, Azitrin, Azimix, Clindal, Selimax, Zitromil e Zitromax.
A ação da azitromicina no organismo é inibir a síntese proteica bacterina por meio da ligação do ribossomo 50S impedindo dessa forma a translocação de peptídeos.
Mas… para que serve a azitromicina
A azitromicina serve para o tratamento de infecções bacterianas, especificamente nos casos de: pneumonia, faringite, bronquite, sinusite, cancro mole, gonorreia, uretrite, doenças sexuais masculinas e femininas e também para a febre reumática.
O medicamento pode ser consumido de três formas distintas: via oral (tanto por cápsulas como supositório), via intravenosa e via oftálmica. A dose recomendado do antibiótico azitromicina costuma ser de um comprimido a cada 24 horas durante um período de até 3 dias. As caixas vendidas com o medicamento podem conter comprimidos de 500 mg ou 1000 mg, na maioria dos casos é indicado doses de 500mg, mas apenas para casos de gonorreia a dosagem de 1000 mg é indicada. No entanto, é recomendado a indicação médica antes de ingerir o medicamento e assim evitar casos de superdose.
A sua ingestão é recomendada em jejum ou junto com a comida, mas apenas uma vez ao dia e a sua ação no organismo pode levar de dos a três horas para surgir efeito.
Benefícios do uso da azitromicina
[adsense]
Entre os principais benefícios da azitromicina se destaca a sua ação rápida do tratamento de infecções causadas pelas bactérias: Clamidia, Campylobacter, Escherichia coli, Haemophilus, Legionella, Moraxella, Mycoplasma, Neisseria gonorhoeae, Salmonella, Shigella, Streptococcus, Vibrio cholera, Yersinia.
Por esse motivo, a azitromicina é especialmente recomendada para o tratamento de pneumonia, uretrites, amigdalites, sinusite, coqueluche, diarreias infecciosas, cancro mole, acne, casos de cólera e otites.
Contraindicações do uso da azitromicina
Entre os principais efeitos colaterais que a azitromicina pode provocar ao organismo, os mais destacados são casos de náuseas, vômitos, cólicas estomacais, dispepsia, diarreia, flatulência ou prisão de ventre (dependendo de cada quadro).
O antibiótico azitromicina é contraindicado para pessoas hipersensíveis a esse composto ativo como também a eritromicina. E também não é indicado para pacientes com problemas hepáticos, como cirrose ou hepatite, já que esse medicamento pode afetar o funcionamento do fígado.
Igualmente, esse medicamento não é indicado para mulheres grávidas ou durante o período de amamentação porque pode afetar o bebê.
Posso dar azitromicina pra criança de doi anos.
simm meu bb tem 9 meses ele toma 3 ml está bem melhor
posso tomar azitromicina de 12 em12 horas
Fiz uma cerugia de fimose posso toma por ta inflamado
sera que apos de tomar essa medicacao de Azetromicina passa logo a infeccao?