Para que serve a linhaça

A linhaça é uma planta medicinal utilizada para tratar infecções como a cistite ou estomatite e pode ser encontrada a venda em lojas especializadas em produtos naturais, farmácias e até supermercado. O seu nome cientifico é Linum usitatissimum, mas também é conhecida como linho ou linho-comum.

O consumo da linhaça é feito pela ingestão das suas sementes e esse alimento é considerado excelente para a saúde porque é fonte de ácidos graxos (ômega 3 e ômega 6), assim como minerais, vitaminas e as suas famosas fibras  (que auxiliam o trânsito intestinal e favorecem o emagrecimento).

Mas… para que serve a linhaça:

linhaca

A linhaça serve para o combate da prisão de ventre

A semente de linhaça serve para a asma, cistite, colesterol alto, contração muscular, dor articular, espasmos, estomatite, feridas, queimaduras, gengivite, prisão de ventre, problemas de pele, problemas de sono, reumatismo, e tratamento de enxaqueca.

No entanto, o seu uso mais comum está associado ao benefícios para o combate da prisão de ventre, já que a linhaça é uma semente rica em fibras o que auxilia no trânsito intestinal o que contribui diretamente no emagrecimento. A linhaça também serve para combater o câncer e equilibrar os níveis de colesterol ruim (LDL) e colesterol bom (HDL) graças a presença das suas fibras solúveis.

Benefícios do uso da linhaça:

Entre os seus principais benefícios se destacam a sua ação cicatrizante, anti-inflamatória, antiespasmódica e laxante. O consumo da linhaça pode ser realizada através de chás, sucos, iogurtes e até sopas. A semente da linhaça pode ser encontrada a venda facilmente em lojas de produtos naturais e supermercados, na maioria dos casos a semente pode ser encontrada em duas cores diferentes: marrom (produzida geralmente no Brasil) e dourada (importada de outros países com clima frio, como por exemplo o Canadá).

Se bem é certo que a linhaça é uma semente, o seu consumo pode ser realizado dessa forma como também através da farinha de linhaça que, em alguns casos, é mais fácil de ser aproveitada pelo organismo porque ao ser triturada todos os seus nutrientes são rapidamente absorvidos no corpo. Em 100 gramas de semente de linhaça são encontrados até 495 calorias e diversos minerais e vitaminas, entre eles: cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco e vitaminas B1, B2, C e E.

Contraindicações do consumo da linhaça:

Entre os principais efeitos colaterais do consumo da linhaça podemos citar a diarreia ou quando consumido em excesso o ganho de peso. Para utilizar a linhaça com os seus efeitos de fibra e ajudar o trânsito intestinal é fundamental não ultrapassar a dose recomendada da ingestão desse produto que são de uma a quatro colheres de sopa por dia.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve a linhaça