Para que serve o colágeno

O colágeno é uma proteína encontrada no corpo humano que possui como principal finalidade brindar firmeza e elasticidade a pele, músculos, articulações, tendões e ligamentos. Por esse motivo, o colágeno é uma substância sempre presente em cremes e vitaminas que combatem os efeitos do envelhecimento visto que contribui ativamente a manter um melhor estado do tecido celular do organismo.

Mas… para que serve o colágeno:

O colágeno serve para oferecer elasticidade aos tecidos do corpo humano o que contribui diretamente para manter o conjunto de células do organismo firmes e juntas. O consumo de colágeno por meio de suplementos alimentares ou mesmo cremes é recomendado principalmente para pessoas com mais de 30 anos já que a quantidade de colágeno que o organismo produz se reduz a 1% a cada ano, chegando ao limite de que uma pessoa com 50 anos produz apenas 35% de todo o colágeno necessário para o corpo humano e assim necessitando absorver os  outros 65% por suplementação.

O colágeno serve também para combater a flacidez e pode ser um aliado as mulheres que desejam entrar em forma e conciliar a sua ingestão com atividades físicas.

Colágeno

Colágeno serve para oferecer elasticidade aos tecidos do corpo humano

Benefícios do uso do colágeno:

Entre os principais benefícios do uso do colágeno estão o combate a rugas e linhas de expressões, fortalece os fios de cabelo e as unhas, aumenta a elasticidade da pele o que diminui consideravelmente a incidência de estrias e ajuda a reduzir a presença de celulite nas pernas e nádegas.

Para a suplementação de colágeno é recomendado uma alimentação rica em alimentos nutritivos, cápsulas e vitaminas que podem ser encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais, mas também é recomendado a utilização de cremes e hidratantes que possuam na sua fórmula o colágeno como composto ativo. Dessa forma, é possível prevenir e retardar os sinais de envelhecimento e manter a elasticidade da pele o que contribui diretamente a um melhor aspecto estético.

Para o consumo do colágeno através de uma alimentação rica em nutrientes é indicado a ingestão de produtos com alta presença dessa proteína, entre eles: carnes vermelhas, carnes brancas, gelatina (alimento de origem animal rico em colágeno) e alimentos ricos em vitamina C (principalmente abacaxi e laranja).

Contraindicações do uso do colágeno:

Para as pessoas que consumam colágeno em forma de pó, é indicado que ele seja ingerido junto com um copo de suco de laranja já que dessa forma o organismo pode absorver melhor a substância. Mas atenção, o consumo em excesso de colágeno pode contribuir ao surgimento de queloide em pacientes com pré-disposição a ela, por isso, consulte um médico antes de definir a dose ideal para a ingestão diária dessa substância, visto que a Organização Mundial da Saúde recomenda apenas o consumo de até 9 gramas de colágeno ao dia.

Escribe un comentario en Para que serve o colágeno