Para que serve a acupuntura

A acupuntura é uma técnica medicinal chinesa criada para estimular pontos energéticos do corpo humano com a ajuda de agulhas específicas que entram em contato com a pele.  A aplicação das agulhas da acupuntura deve ser realizada por um professional da área porque é fundamental conhecer os pontos meridianos exatos para cada aplicação.

Na cultura oriental o uso das agulhas contribui a estabelecer o equilíbrio no nosso organismo, de acordo ao conceito do yin e yang. Por esse motivo, a técnica da acupuntura é muito recomendada para pessoas que sofrem tensões orgânicas ou estão sob alto nível de estres porque o uso das agulhas em pontos específicos do corpo humano auxilia na liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso o que recompõe o sistema nervoso.

Mas… para que serve a acupuntura:

A acupuntura serve para os casos de alteração do sistema nervoso, mas também serve para os casos de problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos, neurológicos, ginecológicos e dermatológicos. No entanto, um dos usos mais comuns dessa técnica medicinal chinesa é para os casos de dores crônicas nas costas ou problemas musculares.

Para quem ainda tem receio a fazer uma sessão de acupuntura pelo uso de agulhas, no Brasil essa técnica é reconhecida oficialmente pelo Sistema Federal de Medicina. O único cuidado ao adotar essa técnica é sempre ser atendido por um médico especialista em acupuntura e dentro de um ambiente idôneo para a consulta.

acupuntura

Para que serve a acupuntura…

Outras formas de acupuntura:

Mas para os pacientes com medo de agulhas, é possível realizar uma sessão de acupuntura estimulando os pontos específicos apenas com os dedos ou até laser. Isso porque o objetivo detrás dessa técnica medicinal é estimular os fluxos energéticos do corpo e, mesmo que a eficácia não seja a mesma, ele pode ser alcançado sem o uso de todo o material.

A acupuntura pode ser utilizada com diferentes objetivos finais, entre os principais estão: acupuntura auricular (estimula pontos específicos da orelha) e acupuntura estética (para melhorar a circulação sanguínea o que pode ajudar a drenar líquidos e também no emagrecimento).

Indicações para tratamento com acupuntura:

O tratamento constante e acompanhado de um médico dessa técnica oriental pode ajudar na prevenção e combate de doenças ou problemas como: asma, disfunções estéticas, distúrbios hormonais, distúrbios menstruais, doenças autoimunes, doenças crônicas, doenças de pele, doenças ortopédicas, insônia, sinusite. Igualmente é sempre recomendada como uma forma de terapia alternativa para outros problemas do organismo que não necessitem medicamentos químicos. Por esse motivo, pode ser realizada sem contraindicações tanto por adultos como também por adolescente e crianças.

Escribe un comentario en Para que serve a acupuntura