Para que serve a alcachofra

A alcachofra é uma planta medicinal muito utilizada no controle ao colesterol alto, no combate a anemia e regular os níveis de açúcar no sangue. Pertence à família das asterecea, mas o seu nome científico é Cynara scolymus, também é conhecida popularmente como cachofra, alcachofra-comum, alcachofra-de-comer ou alcachofra-hortense.

Mas… para que serve a alcachofra:

A alcachofra serve para o tratamento da anemia, mas também diabetes, problemas no fígado, gota, hemofilia, pneumonia, reumatismo, ureia, urticária e até para problemas no coração.

A alcachofra pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, supermercados e em algumas feiras livres. É uma planta típica das zonas com clima mediterrâneo e o seu cultivo se concentra principalmente em zonas da Europa, Ásia menor e também na América do Sul em especial no território brasileiro.

alcachofra

alcachofra

Como consumir a alcachofra:

A planta pode ser consumida em forma de chá, em cápsulas (pó industrializado vendido em farmácias) mas também pode ser consumida crua em saladas ou cozidas em pratos preparados. Entre as principais propriedades da alcachofra se destacam a sua ação diurética (que ajuda no emagrecimento), digestiva, algumas vezes laxante, anti-esclerótica, antirreumática, antitóxica, antitérmica e hipotensora.

O seu consumo é recomendado sempre depois das refeições para não agredir o estômago vazio. Na maioria dos casos a ingestão dessa planta é feita completa, ou seja: tanto as suas flores como também folhas podem ser ingeridas.

No entanto, para o preparo de pratos (frios ou quentes) o uso adequado é com as suas flores que possuem uma saborosa textura. Já as suas folhas são mais recomendadas para o preparo de chás ou cápsulas industriais (vendidas em farmácias) e nesse caso em específico de preparo a alcachofra atua diretamente com uma ação tonificante sobre o fígado e é ideal para melhorar o processo de digestão. Em outras palavras, as suas flores são usadas como alimento e a suas folhas apenas para medicamentos naturais.

Alcachofra selvagem

Alcachofra selvagem

Benefícios do consumo da alcachofra:

A alcachofra é ideal para fortalecer o funcionamento do fígado e também dos rins o que atua positivamente na desintoxicação de problemas como a artrite, a gota ou doenças hepáticas. Igualmente contribui no alívio de sensações de vômitos, dores de estômago ou cólicas e até em casos de flatulência.

O consumo da alcachofra não é recomendado para pessoas com problemas de obstrução no ducto biliar, como também não é indicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação porque a planta possui altos índices de toxicidade e ademais duas substâncias presentes da alcachofra (cnaropicrina e cinarase) podem contribuir à coagulação do leite em mulheres lactantes.

Escribe un comentario en Para que serve a alcachofra