Para que serve a nimesulida
A nimesulida é um medicamento utilizado como anti-inflamatório, analgésico e antipirético e recomendado principalmente nos diagnósticos de febre e fortes dores de cabeça.
Esse medicamente foi criado por George Moore e hoje é utilizado em mais de 50 países, nos cinco continentes. No Brasil a nimesulida é o composto ativo de diferentes remédios, entre eles: Scaflam, Mesalgin, Nisulid, Optaflan e Nimesilam.
Mas… para que serve a nimesulida:
A nimesulida serve para uso analgésico nos casos de dores intensas, também para combater sintomas de osteoartrose e osteoarticulares e para as mulheres é recomendada para dores típicas da cólica menstrual porque inibe as enzimas responsáveis pelo mal estar sentido pelo corpo.
Essa substância, que pertence à classe dos anti-inflamatórios não esteroides, é uma enzima responsável pela síntese e processo das substâncias responsáveis pela inflamação, como pode ser o caso das prostaglandinas.
Consumo da nimesulida:
A nimesulida pode ser consumida por via oral, retal ou tópica. No primeiro caso os comprimidos recomendados são de 100 miligramas duas vezes ao dia e desse valor o organismo (estômago e intestino) é capaz de absorver até 40% do medicamento. O uso em gotas é recomendado para crianças, mas nesse caso a dose não deve ultrapassar a 5 miligramas por dia e deve ser dividida em duas doses de 2,5 miligramas cada uma.
Já no segundo caso, consumo retal, os supositórios utilizados devem conter até 200 miligramas e o seu efeito analgésico pode ter uma duração de até 4 horas. No terceiro e último caso, via tópica, a nimesulida aplicada em gel é a forma mais lenta de combater a dor através do uso desse medicamento.
Para um melhor resultado, o medicamento deve ser ingerido logo após as refeições para não ferir o estômago. Por esse mesmo motivo, é preferível não consumir alimentos ácidos como laranja, abacaxi, limão e café. É importante destacar que durante o tratamento com nimesulida não se deve ingerir bebidas alcoólicas.
Contraindicações do uso da nimesulida:
O uso de nimesulida não é recomendado para crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas antes dos três primeiros meses de gestação e durante a amamentação, para pessoas com insuficiência hepática e alérgicos ao composto.
Entre os efeitos colaterais do medicamento estão o cansaço, náuseas, vômitos, respiração ofegante, falta de ar, desconforto gástrico, dor de estômago, vermelhidão na pele e até casos de hemorragia gástrica ou abdominal. Mesmo sendo um medicamente usado em vários países, a sua comercialização foi proibida nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Japão pelos riscos que oferece a possíveis lesões no fígado.
Pergunte ao seu médico.