Para que serve a creatina

A creatina é um tipo de aminoácido produzido no organismo humano pelos rins e fígado o que só é possível através da ingestão de carne e/ou produtos de origem animal. No nosso corpo podemos encontrar a creatina no músculo esquelético (que contém 95% do total dessa substância), coração, cérebro e testículos (com os 5% restantes).

Mas… para que serve a creatina:

A creatina serve para o corpo porque a partir dela se dá origem a produção extra de fosfocreatina (entre 10 a 40% de produção extra) que serve como uma espécie de reservatório para o acúmulo de energia o que auxilia ao equilíbrio dos músculos voluntários e também ao sistema nervoso central que perdem energia de forma rápida e constante.

O seu consumo é indicado para atletas que necessitam melhorar o seu desempenho físico em relação a explosões rápidas de energia, como por exemplo, velocistas ou nadadores. Também é muito utilizado por atletas que desejam aumentar a sua massa muscular (mas sem necessidade de resistência muscular), por isso é aconselhado para pessoas que praticam modalidades de culturismo.

creatina

creatina

Benefícios da creatina:

Com a ingestão de creatina já foram observados problemas relacionados a danos renais. No entanto, o seu consumo é feito por inúmeros atletas sem graves efeitos colaterais. Entre os benefícios dessa substância se destacam três: melhora considerável da performance do atleta, aumento de massa muscular e prevenção de doenças musculares.

No corpo humano a creatina o que faz é transportar água para as células de fora para dentro e por isso o efeito que causa é o seu inchaço e consequente ganho muscular. Por essa função, é fundamental a ingestão de muita água para todas as pessoas que façam suplementação com creatina porque a desidratação pode ser frequente.

A dose recomendada dessa substância deve ser administrada em duas fases diferentes. Na primeira, o atleta consome até vinte gramas de creatina diárias durante um período de até seis dias, depois na segunda fase a dose é reduzida consideravelmente para até cinco gramas diárias consumidas constantemente.

Creatina, aumento de massa muscular

A creatina serve para aumento de massa muscular

Contraindicações do consumo da creatina:

Estudos realizados sobre o consumo regular de creatina não apontaram contraindicações importantes para essa substância. Entre os efeitos colaterais mais observados na suplementação com creatina estão a diarreia frequente e cãibras musculares. Em relação a sua possível toxicidade ao organismo também não foram comprovados danos graves para o organismo.

O único fator que se recomenda ter atenção ao ingerir essa sustância é o consumo abundante e frequente de água para evitar uma possível desidratação severa do corpo humano.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve a creatina