Para que serve noni
O noni é uma fruta do sudeste asiático conhecida principalmente pelo suco que produz. No Brasil essa fruta não é conhecida já que o nosso país não é produtor e por isso ela não é encontrada facilmente nos supermercados ou feiras. Mas, para quem deseja buscar a fruta para comprar, a sua aparência se assemelha a goiaba e fruta do conde.
Mas… para que serve o noni:
O consumo da fruta do noni serve para melhorar a oxigenação do cérebro, estimula a memória e para atenuar a pressão arterial. Em alguns países a fruta do noni também é utilizada para combater sintomas de febre, constipação, problemas respiratórios, dores de estômago, problemas na pele, gengivite e até para tratamento ocular.
Alguns estudos realizados com a fruta do noni indicam que ela pode ser benéfica para o tratamento de até 27 doenças, entre elas: artrite, artrose, reumatismo, diabetes, impotência sexual e hipertensão.
A sua ação no organismo é elevar a imunidade e ajudar a recuperar as células danificadas e isso através do efeito das suas vitaminas e aminoácidos.
Benefícios do consumo do noni:
Entre os benefícios do consumo da fruta do noni, os principais estão diretamente relacionadas as propriedades que nele se encontram, como por exemplo: é rica em vitamina C, tem ômega 6, óxido nítrico e possui escopoletina (uma substância antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória que auxilia no controle da pressão alta uma vez que atua como dilatador dos vasos sanguíneos).
O consumo da fruta do noni é aconselhável em forma de suco porque o seu olor não é considerável agradável. A melhor forma de preparação dessa bebida é misturar dois frutos de noni maduros (cortados em rodelas) com água e suco de uva para suavizar o gosto. Bater a mistura no liquidificador e depois peneirar (para extrair as sementes). É recomendado consumir em média 200 ml do suco diariamente.
Contraindicações do uso do noni:
Por ser um produto natural, o consumo da fruta do noni não apresenta contraindicações sérias. No entanto é aconselhável a consulta com um fitoterapeuta para que ele defina a dose ideal de consumo do produto.
No Brasil produtos fabricados com a fruta do noni ainda não possuem registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) porque para a agência esse produto não apresenta histórico de consumo no país o que retarda a comprovação das suas propriedades e dificulta a comprovação de resultados que a fruta do noni pode apresentar aos consumidores.