Para que serve babosa

A babosa é uma planta medicinal muito utilizada no Brasil. O seu nome científico é Aloe vera, mas também é conhecida como babosa de botica, babosa de jardim, caraguatá e erva babosa. O seu efeito está fortemente associado a sua ação cicatrizante, por esse motivo é indicada no tratamento de irritações ou úlceras da pele e queimaduras.

Na sua composição podemos encontrar mais de 50 nutrientes, dos quais estão o cálcio, ferro, cobre, magnésio, aminoácidos essenciais, zinco e ácidos graxos.

Para que serve a babosa:

A babosa serve para tratamentos contra a acne (ou qualquer problema de pele), anemia, artrite, dor de cabeça, dor muscular, queda de cabelo, inflamações, feridas, gripe, insônia, pé de atleta, prisão de ventre e problemas digestivos.

A babosa é recomendada para esses casos porque possui ação anestésica, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, bactericida, cicatrizante, laxante, adstringente, hidratante e fungicida.

Babosa planta

babosa é uma planta medicinal

Benefícios do consumo da babosa:

Entre os benefícios do consumo e aplicação da babosa, podemos dividir em três principais ações: hidratar, cicatrizar e desinfetar.

Para a hidratação de cabelos, a babosa pode ser usada em forma de creme e dessa forma ajudará a dar mais brilho e a fortalecer os folículos capilares. Para auxiliar na cicatrização é recomendado que seja aplicado um gel de babosa sobre a ferida ou inflamação porque ele atenuará as dores da zona do corpo afetada.

No caso de utilizar a babosa para desinfetar feridas a substância também deve ser aplicada em forma de creme (pode ser caseiro) já que com as suas propriedades analgésicas e agentes antissépticos a babosa contribui para eliminar as células mortas da pele.

A babosa é conhecida por atenuar os sintomas de irritação ou alergia, dando uma sensação de recrescência e de alívio na zona corporal na qual é aplicada. Por isso atenção na hora de usar o gel ou creme na pele, prefira iniciar a aplicação com pequenas quantidades para que a pele se acostume aos efeitos dessa planta medicinal. Caso não tenha sintomas de alergia a babosa, continue a aplicação e aumente a dose inicial.

Contraindicações do uso da babosa:

O consumo da babosa não é recomendado para mulheres grávidas ou durante o período de amamentação. Também deve ser evitado a ingestão dessa planta por crianças, pessoas com apendicite, cistite, disenterias, fissuras anais, pedras na bexiga, varizes, prostatite e inflamações no útero e ovários.

Entre os efeitos colaterais do uso da babosa podem ser observados dores abdominais, inflamação nos rins, diarreia, desmaio, hipotensão, ressecamento da pele e nefrite.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve babosa