Para que serve ginseng

O ginseng é uma planta medicinal originária da região da Manchúria na China. O seu nome científico é Panax ginseng C.A.Meyer e é conhecida por suas propriedades anti-estresse e muito utilizada como tônico energético para o corpo e a mente. No Brasil, o ginseng pode ser encontrado a venda em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais.

Mas… para que serve o Ginseng:

O ginseng serve para combater os sintomas da fadiga no corpo, estresse, falta de concentração, debilidade emocional, depressão, astenias físicas e psíquica, problemas de fertilidade e impotência sexual masculina e até casos de arteriosclerose. Em menor medida, o ginseng também serve para regular a pressão sanguínea, reduzir a taxa de colesterol e atua como analgésico e estimulante para o organismo.

Ademais, alguns estudos apontam que o consumo do ginseng pode contribuir diretamente no tratamento da síndrome da fadiga crônica já que ele atua no organismo como um potente tônico energético, capaz não apenas de reduzir a taxa de estresse como também em outras doenças relacionadas com o cansaço mental e físico.

ginseng

Ginseng serve para combater os sintomas da fadiga no corpo

Benefícios do uso do Ginseng:

Entre os benefícios do uso do ginseng se destaca a sua ação em reduzir o cansaço, evita o estresse, apresenta efeito calmante, previne os sintomas da gripe, contribui para uma melhor circulação sanguínea, serve como estimulante sexual (recomendado no tratamento para casos de impotência), pode ajudar a prevenir o câncer, reduz a taxa de cortisol em diabéticos e também reduz a pressão arterial.

O consumo do ginseng é feito através de suplemento alimentar ou pela sua raiz. Quando consumida a raiz o seu aspecto é muito semelhante ao gengibre, no entanto, no caso do ginseng o modo de preparo habitual é realizado por forma de chás e não como especiaria para comidas. A dose recomendada para a ingestão do ginseng é de 5 a 10 gramas por dia, já que o consumo de porções superiores pode provocar hipertensão, nervosismo, insônia, erupções na pele e diarreia. Quando o ginseng for consumido em cápsulas, é recomendado a ingestão de um comprimido por dia. Caso seja consumido em forma de pó, misturar uma colher de chá nas refeições ou em uma xícara de água quente.

Contraindicações do consumo do Ginseng:

O consumo do ginseng é contraindicado para pacientes como infecções renais, com pressão alta e pessoas com hipersensibilidade a qualquer composto ativo da sua fórmula. No caso de mulheres grávidas ou em período de amamentação é fundamental a orientação médica antes de iniciar o consumo.

Entre os efeitos colaterais que a substância pode provocar estão sintomas como diarreia, insônia e aumento da pressão arterial.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve ginseng