Para que serve o BCAA

O BCAA é um dos mais importantes e conhecidos suplementos proteicos de vários programas nutricionais e o seu nome deriva de uma sigla em inglês que significa Branched Chain Amino Acids o que em português seria Aminoácidos de Cadeia Ramificada. Esta substância é formada por três aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo no corpo humano, eles são: A L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina.

Para que serve o BCAA

Recipiente BCAA

TIpos BCAA

O BCAA serve para que o corpo não perca massa muscular durante uma atividade física. Por exemplo, quando o organismo não possui nutrientes necessários para atividade física ele retira essa carga através dos aminoácidos que se encontram nos músculos e nesse caso quanto maior a atividade física maior é a perda de massa muscular.

Por isso, esse produto é muito conhecido e utilizado entre praticantes de atividades físicas que desejam desenvolver uma intensa massa muscular e melhorar o seu desempenho, já que o BCAA serve para auxiliar como suplemento alimentar e otimizar ao máximo o resultado dos exercícios feitos durante o treino.

Benefícios do uso do BCAA

A combinação de três aminoácidos (A L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina) contribui na recuperação muscular e ajuda a definir a zona do corpo trabalhada durante o treino porque são necessários mais de 20 aminoácidos para desenvolver massa muscular, mas o corpo humano pode produzir de 8 a 10 aminoácidos e todos os outros devem ser obtidos por meio da alimentação ou suplementação como no caso do BCAA.

Para entender como o BCAA ajuda uma pessoa que pratica atividade física intensa a conquistar músculos é preciso considerar que esse suplemento estimula a produção de insulina no corpo humano e essa substância é um hormônio anabólico que contribui a uma maior presença de glicose nas células durante o período da atividade física.

Como consumir o BCAA

Mesmo que este suplemento não possua calorias, para um desempenho ótimo da sua utilização é fundamental seguir uma dieta equilibrada para alcançar melhores resultados. Já que ele atua diretamente na recuperação de lesões musculares e não permite que o organismo perca nutrientes e uma possível diminuição de aminoácidos presentes nos músculos o que acarretaria diretamente na perda de massa muscular durante a atividade física.

O corpo humano absorve o suplemento proteico através dos intestinos e dele é levado até o fígado. É nesse órgão que o BCAA é utilizado como síntese proteica e contribui na construção de massa muscular.

Por esse motivo, é aconselhado a ingestão do BCAA antes e depois dos treinos para que ele possa atuar de acordo as necessidades do organismo. Mas atenção para a doses consumida: o recomendado é de quatro a oito gramas antes e outra dose igual logo após o treino.

Consulte seu médico.

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