Para que serve o ácido fólico

O ácido fólico é um composto que foi descoberto na década de 1940 e se trata de uma vitamina denominada B9, ou mais conhecida como folacina ou folatos. A palavra fólico deriva do latim de folio o folium e o seu significado literal representa “folha.” Na maioria dos casos, o ácido fólico não necessita ser ingerido de forma artificial porque o corpo humano, através do intestino delgado, o absorve pelo consumo de carnes, verduras, cereais e frutas variadas.

Existem condições que produzem uma assimilação reduzida do ácido fólico nos alimentos, por exemplo: cozinhar por muito tempo as verduras diminui consideravelmente a concentração dessa substância no alimento.

Mas… para que serve o ácido fólico:

O ácido fólico  serve para melhorar a formação dos glóbulos vermelhos no corpo humano e contribuir para o metabolismo das proteínas. É fundamental no organismo porque auxilia na harmonia entre outros ácidos importantes para o corpo humano, como por exemplo: ácido desoxirribonucleico e ácido ribonucleico.

Outra característica importante é que o ácido fólico ao inferir no DNA contribui para a perfeita formação do feto no caso de mulheres grávidas, já que ele evita que existam deformações. Ademais, o ácido fólico é usado também no tratamento de pessoas com leucemia, anorexia e desnutrição elevada.

O ácido fólico gravidez

O ácido fólico deve ser tomado pelo menos 4 semanas antes de uma gravidez planejada

Dose recomendada de ácido fólico:

Um dose elevada dessa substância não demonstrou que ocasione em uma reação adversa ou mesmo alérgica. No entanto, a ingestão do ácido fólico em grandes quantidades pode causar convulsões leves e por isso é preciso muita atenção na dose utilizada e nos possíveis efeitos secundários que ele pode causar.

A recomendação diária para as crianças é de 150 miligramas, para adultos entre 180 e 200, o dobro dessa medida para mulheres grávidas, até 280 miligramas para mulheres no período da amamentação e 260 miligramas durante os seis meses seguintes.

acido folico pilula

Os comprimidos de ácido fólico

Benefícios do ácido fólico:

Entre os benefícios do ácido fólico estão que ele pode aumentar a quantidade de leite materno, por isso é muito recomendado para as mulheres grávidas. Ajuda também na proteção contra parasitas intestinais e previne a intoxicação de alimentos contaminados.

Conjuntamente, atua como analgésico, pode retardar o aparecimento de cabelos brancos, previne o desenvolvimento de úlceras e também quadros de anemia. A falta dessa vitamina pode ocasionar problemas gastrointestinais como a gastrite, ulcera gástrica e perturbações digestivas.

As principais fontes naturais para consumir o ácido fólico são os vegetais de folha verde-escura, alperce, cantalupo, cenoura, fígado, abóbora, farinha integral de centeio, levedura de tórtula, gema de ovo, melão, abacate e feijão.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve o ácido fólico