Para que serve o omeprazol

Omeprazol é o princípio ativo utilizado em medicamentos que serve para reduzir a secreção ácida do estômago, entre os remédios mais conhecidos que leva esse princípio estão: Losec, Omeprasec, Prepazol, Victrix e pode ser encontrado em dosagens de 10, 20 (a mais usual) e 40 miligramas em embalagens de 7, 14, 28, 56 ou até 60 comprimidos.

Todos os medicamento que levam esse princípio ativo são vendidos apenas com receita médica já que o omeprazol pertence ao grupo de inibidores da bomba de protões e o seu consumo pode causar overdose.

Mas… para que serve o omeprazol:

O omeprazol serve para os casos de úlcera e acidez estomacal, gastrite, síndrome de Zollinger-Ellison, erradicação do Helicobacter pylori (associado a terapia antimicrobiana) e esofagite de refluxo. Como medicamento, o seu uso é recomendado durante o período da manhã, porque atua de maneira mais efetiva se a pessoa estiver em jejum. Ele geralmente é consumido em forma de comprimidos ou por injeção.

Caso o medicamento seja consumido em forma de comprimidos ele não deve ser mastigado ou esmagado, uma vez que as cápsulas são revestidas para não agredir o estômago. Igualmente, se o paciente esqueceu de ingerir o medicamento pela manhã em jejum é recomendado que siga o consumo em outro horário já que a periodicidade é importante para o tratamento.

Comprimidos de omeprazol.

Comprimidos de omeprazol.

Dose recomendado de omeprazol:

Para o consumo de adultos a dose recomendada é de 20 miligramas diárias e o tratamento pode ter uma duração de duas a quatro semanas nos casos de úlcera duodenais (intestino) e de quatro a oito semanas nos casos de úlceras gástricas (estômago).

Para bebês de até 1 ano a dose recomendada é de 10 miligramas, o que representaria uma cápsula por dia. Para crianças com mais de 20 quilos a dose pode ser de até 20 miligramas, dependendo da orientação médica. É importante nunca alterar a dose indicada pelo médico porque esse medicamento pode causar overdose com graves efeitos colaterais, como por exemplo: visão embaçada, batimento cardíaco acelerado, sonolência, dor de cabeça, sudorese e vômitos. Caso sinta esses sintomas, entre em contato com o seu médico.

Contraindicações do omeprazol:

Esse medicamento não é recomendado para mulheres grávidas (porque pode causar problemas ao feto), mulheres em período de lactação e pessoas alérgicas a esse princípio ativo. Entre os efeitos colaterais do omeprazol estão: dores leve de cabeça, dores nas costas, dores musculares, fraqueza, cãibras, vômito, enjoo, dores abdominais e diarreia.

Conjuntamente o omeprazol pode causar sonolência, por isso deve ser tomado com cuidado antes de iniciar alguma atividade, como por exemplo dirigir ou utilizar equipamentos elétricos.

Pergunte ao seu médico.

Escribe un comentario en Para que serve o omeprazol